XI Seminário Nacional do HISTEDBR

IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI

I Seminário Internacional do HISTEDBR

​​

​Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica
CEP 38400-902 - Uberlândia - MG  - Telefone - 55 34 3239-4212

BALÃOZINHO_DESCONTO.png

Dúvidas e informações:

semintertrabalho@gmail.com

Como chegar na UFU

GT1 - História e Historiografia da Educação

Coordenação: Prof. Dra. Raquel Discini de Campos (UFU), Prof. Dr. Sauloeber Tarsio de Souza  (UFU)

Ementa: O GT de História e Historiografia da Educação visa a divulgação do conhecimento produzido no âmbito da área, envolvendo estudos sobre história e memória educacional, história da organização da instrução pública, imprensa e educação, história das instituições escolares, história das disciplinas, história da educação e representações, história da profissão docente, concepções e história da educação superior e da universidade brasileira, gênero e educação.

GT2 - Pensamento Educacional

Coordenadores: Prof. Dr. Marco Aurélio Gomes de Oliveira (UFT); Prof. Dr. Mario Borges Netto (UFU)

Ementa: O GT reúne trabalhos que versam sobre o pensamento educacional, a trajetória e a produção dos intelectuais que atuaram no campo da educação, vinculando-os a projetos societários e educacionais, individuais ou coletivos, a partir de posicionamentos e opiniões publicados na imprensa, de propostas de intervenção na educação, nas instituições educativas e culturais e nas políticas públicas. Serão aceitos trabalhos que privilegiem as discussões sobre: pensamento educacional; história e produção de intelectuais; intelectuais, imprensa e educação; intelectuais, política e educação.

GT3 - História da Alfabetização

Coordenadores: Sônia Maria dos Santos (FACED/UFU), Marilia Villela de Oliveira (FACED/UFU)

Ementa: congrega pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, as quais se ocupam em produzir conhecimentos no âmbito da História da Educação, priorizando estudos sobre história e memória educacional ligados aos processos vivenciados e experimentados no campo da história da alfabetização e da história da EJA.

GT4 - Trabalho, Educação e Pedagogia Histórico-Crítica

Coordenadores: Prof. Dr. Antonio Bosco de Lima (FACED/UFU), Prof. Dr. Jeovandir Campos do Prado (SEE/MG) e Prof. Ms. Leonardo Donizette de Deus Menezes (ESEBA/UFU), Profa. Luciana Cistina Salvatti Coutinho (UFScar) e Prof. Regis Henrique dos Reis Silva (UNICAMP)

Ementa: A proposta do GT – Trabalho, Educação e Pedagogia Histórico-Crítica é possibilitar a ampliação das discussões em torno de uma concepção marxista da educação. Nesse intento, visando o esclarecimento e aprofundamento das dimensões teórica e prática instituídas nos fundamentos históricos e filosóficos dessa teoria pedagógica, o grupo incita o debate – em tempos estranhos para a educação brasileira – de iniciativas teórico-práticas que possibilitem relacionar as bases centrais da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e temas correlatos importantes como:  Gestão Escolar Democrática, organização do Trabalho Escolar, Projeto Político-Pedagógico, Planejamento, Currículo e Avaliação.

GT5 - História, Trabalho, Educação e Conflitos Sociais Globais

Coordenação: Carlos Lucena (UFU), José Eduardo Fernandes (Doutorando/Faced-UFU)

Ementa:  Este GT analisa as principais transformações no mundo do trabalho e seus impactos na educação. Os temas tratados são os seguintes: Estudos históricos sobre a precarização do trabalho docente; História da educação politécnica; História do ensino industrial; Trabalho e relações de gênero nas escolas; Trabalho, educação e imigração; Trabalho, resistência e sindicalismo docente; Mundialização, financeirização do capital e formação profissional; Agências nacionais e internacionais e a formação dos trabalhadores

GT6 - Reestruturação Produtiva, Trabalho, Educação e Meio Ambiente

Coordenadores: Fabiane Santana Previtali (UFU), Robson Luis de França (UFU), Cristiane Betanho (UFU) e Ari Raimann (UFJ)

Ementa: O objetivo desse GT é analisar a reestruturação produtiva do capital nas sociedades capitalistas contemporâneas, quando se aprofundam as formas destrutivas de exploração do trabalho e do meio ambiente, comprometendo-se drasticamente as condições de vida. Assim, serão privilegiados os trabalhos com as seguintes temáticas: mercantilização da natureza; produção agroecológica e mercados; ecossocialismo; educação do campo; reforma do Estado e privatizações dos recursos naturais; mercantilização da ciência e do trabalho; trabalhadores e trabalhadoras do conhecimento e precariedade; gerencialismo e privatizações; migrações e trabalho precário; (des)regulamentação trabalhista e ambiental. Educação profissional, Reforma trabalhista e condições de trabalho e emprego

 

GT7 - Educação Básica, Trabalho e Formação Docente

Coordenadores: Sérgio Paulo Morais (UFU/FACED), Cílson César Fagiani (UNIUBE), Adelino José de Carvalho Dias (UNIUBE)  

Ementa: O objetivo do GT7 é discutir as relações entre o mundo trabalho e a educação, tendo como foco a educação e sua relação com a formação do trabalhador, abordando as seguintes temáticas: trabalho na sua dimensão ontológica e nas suas formas históricas; movimentos estudantis; formação omnilateral; educação dual; organização da educação básica; plano nacional de educação; base nacional comum curricular; políticas públicas e reformas da educação básica e a formação profissional; trabalho e escolaridade; trabalho e educação básica; trabalho e formação docente e trabalho docente e lazer. Almeja-se trazer à luz os avanços e debates teóricos presentes na produção acadêmica sobre essas problemáticas.

 

GT8 - Educação, Precarização e Adoecimento

Coordenadores: Cristina Damm (UFU), Lorraine Possamai S. Azevefo (UFU)

Ementa: Esse GT abraçará os aspectos do trabalho como resultado da ação consciente e proposital do ser humano e o adoecimento advindo das relações de produção e dos modos de produção. O GT se propõe a discutir, refletir e ampliar o campo de análise e de debate sobre a temática do adoecimento do trabalhador em seus aspectos físicos e psíquicos, a subtração das condições humanas, a coisificação, o estranhamento, a mercantilização do trabalho produtivo e improdutivo, os múltiplos fatores de adoecimento das novas formas de organização do trabalho. Abrirá discussões para se explicitar as dimensões políticas e o ato de trabalhar que implica gestos, saber-fazer, engajamento do corpo, mobilização da inteligência e demais características do trabalho humano. Buscará discutir como os grupos sociais ou as vivências articulam formas de resistência, construindo práticas reivindicatórias, novos enfrentamentos, evidenciam conflitos no interior dos processos produtivos, além dos aspectos legais que envolvem a saúde do trabalhador.

GT9 - Estado e Políticas Educacionais

 

Coordenadores:  Marcelo Soares (PPGED/UFU), Raul de Freitas Balbino  (UFU)

Ementa: Este GT se propõe a debater e socializar investigações bem como aprofundar as análise acerca das políticas educacionais que se realizam no interior do Estado e nas relações deste com as diversas classes sociais, forças políticas e grupos sociais. Portanto, deverá ser apresentados estudos e debates acerca das formas pelas quais se definem as políticas públicas no âmbito da educação brasileira, considerando as relações estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto socioeconômico contemporâneo; avaliação da proposição, implementação e impactos de políticas educacionais nos níveis municipal, estadual e federal; estudos comparados sobre as políticas educacionais brasileiras com as de outros países; análise da relação das políticas educacionais
com as demandas dos movimentos sociais; estudos sobre os processos de gestão tanto no âmbito das escolas quanto dos sistemas de ensino e; pesquisas sobre o financiamento da educação e da escola, Estado e Direito à Educação, Políticas Públicas de Formação Educacional do Trabalhador.