Dia 21 (08:30 - 12:00)
SALA 1
GT1 - História e Historiografia da Educação
JOSÉ CARLOS DO AMARAL JUNIOR
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE ECONOMIA DOMÉSTICA NO BRASIL: UM “NOVO” PROJETO?
PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA
AS ESTRATÉGIAS IDENTITÁRIAS CONSTRUÍDAS PELAS MULHERES PARA INGRESSAREM COMO PROFESSORAS DE ENSINO SECUNDÁRIO NO COLÉGIO PEDRO II
ALINNE GOMES MARQUES
HISTÓRIA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
ADRIANA OLIVEIRA URBAN
MAGISTÉRIO, MATERNIDADE E SACERDÓCIO: CONCEPÇÕES DE DOCÊNCIA NA VIDA DA EDUCADORA NELLIE ERNESTINE HORNE (1908-1983).
IZABEL ROZETTI
VIRTUOSAS E CRISTÃS: ASPECTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE TUPACIGUARA, MG. (1961 – 1971)
TATIANE FURTADO RICARTE
A HISTÓRIA DA ESCOLA POPULAR EM RONDÔNIA E O SURGIMENTO DA ESCOLA FAMÍLIA CAMPONESA EM MACHADINHO D’OESTE NA DÉCADA DE 1990 E SUA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: LIMITES E PERSPECTIVAS
SIMONE BEATRIZ NEVES PACHECO
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO NO COLÉGIO SÃO JOSÉ, EM ITUIUTABA-MG (1948 E 1959): ENTRE A LEI ORGÂNICA DE 1942 E A REALIDADE SÓCIO EDUCACIONAL DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
TAMIRIS ALVES MUNIZ
AS PRIMEIRAS ESCOLAS PRESBITERIANAS EM GOIÁS (1920-1960)
ALEXANDRE CHIARELLI
COMPANHIA DE JESUS EM PARANAGUÁ - DA CASA ESCOLAR AO PRÉDIO DO COLÉGIO, UM RESGATE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LOCAL
SÉRGIO MARINHO DA SILVA
CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA LIBRAS E INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO AOS SURDOS EM CAMPINA GRANDE-PB (1971-1996): O DESPERTAR DE UMA COMUNIDADE SINALIZADORA
JORISMARY LESCANO SEVERINO
CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (1979-1996)
RENATA LOPES SILVA RIBEIRO
DE POLIVALENTE A COLÉGIO CÍVICO MILITAR: A HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E SUAS IDEIAS PEDAGÓGICAS
RAMSÉS NUNES E SILVA
ENTRE TERÇOS, BANDEIRAS E CIVISMOS: O COLÉGIO DIOCESANO PIO XI E OS INDÍCIOS DA AÇÃO SOCIAL DA IGREJA NA CAMPINA GRANDE DOS ANOS 1930 E 1940
EDNA MARZZITELLI PEREIRA
HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DA/NA COMPANHIA FORD INDUSTRIAL DO BRASIL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA (1927-1945): A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO
SALA 2
GT1 - História e Historiografia da Educação
ADRIANE CRISTINE SILVA
HISTORIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM CACERES – MT: O GRUPO ESCOLAR ESPERIDIÃO MARQUES, CENAS OLHARES E VIVÊNCIAS.
CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN CÉSAR EVANGELISTA
HISTÓRIA E MEMÓRIA EDUCACIONAL: A TRAJETÓRIA DO INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES EM ARRAIAS-TO
SANDER FERNANDO DE PAULA
HISTÓRIA E MEMÓRIA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: A CONSTITUIÇÃO DOS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES DE MEDIANEIRA (1950-1970)
MARIANA SATURNINO DE PAULA
IN (VISIBILIDADE) E EDUCAÇÃO: A INEXISTÊNCIA DA ESCOLA ESPECIAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ESPÍRITO SANTO E O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA (1960 - 2010)
MÁRCIA SPADETTI TUÃO DA COSTA
INSTITUIÇÕES ESCOLARES PIONEIRAS EM DUQUE DE CAXIAS BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
EDNA BRAGA PEREIRA
IRMANDADES NEGRAS E ESCOLARIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO
EVA WAISROS PEREIRA
MUSEU DA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL UM TERRITÓRIO DE MEMÓRIA EDUCATIVA
ROSELI BILOBRAN KLEIN
MUSEU PEDAGÓGICO: UMA EXPRESSÃO DA HISTÓRIA
MILEIDE MATEUS DOS SANTOS
O GRUPO ESCOLAR JÚLIO BUENO BRANDÃO COMO EXPRESSÃO REPUBLICANA DO MUNICÍPIO DE UBERABINHA 1915 A 1930.
VIVIA DE MELO SILVA
OS GOVERNOS OSWALDO TRIGUEIRO E JOSÉ AMÉRICO E A INSTAURAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB (1948-1953)
GHISLAINE DIAS DA COSTA
A ESCOLARIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE SEGREGAÇÃO MEMÓRIAS E RESISTÊNCIAS
VIVIAN GALDINO DE ANDRADE
A PRODUÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE TIC: O REPOSITÓRIO DIGITAL "HEB" EM BANANEIRAS/PB.
KELLI TEIXEIRA PENELLO
A RELEVÂNCIA DAS FONTES NA MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT
MICHELI DA CRUZ CARDOSO TAVARES
CARTAS, FOTOGRAFIAS E IMAGENS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA DOMÉSTICA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO
SALA 3
GT2 - Pensamento Educacional
SONIA MARIA RUMMERT
“EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA SOMENTE NUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA” – LEMME E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA
YARA MAGALHÃES DOS SANTOS
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL
ADEMIR JOSÉ DE OLIVEIRA
CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NO COTIDIANO ESCOLAR: A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS
SONIA REGINA LANDINI
DA PRÁTICA REFLEXIVA À PRÁXIS: DISTINÇÕES NECESSÁRIAS.
LUCIANA CRISTINA SALVATTI COUTINHO
O SIGNIFICADO DE “TRABALHO” NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
ROBSON MACHADO
ORIGENS, ANTECEDENTES E DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA LIBERTADORA
ANDRÉ DE SOUZA SANTOS
PARA ALÉM DA “RESISTÊNCIA”: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA
MAYARA GREGORACCI DOS SANTOS
PENSAMENTO EDUCACIONAL - A TEORIA DO CAPITAL HUMANO (TCH) E O NEOPOSITIVISMO CONTRA A EDUCAÇÃO
ALZENIRA DE AZEVEDO
PENSAMENTO EDUCACIONAL NOS FINAIS DO SÉCULO XIX NO BRASIL
SALA 4
GT3 - Historia da Alfabetização
KELLEN CRISTINA COSTA ALVES BERNARDELLI
CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS PARA ESCRITA DA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO TRIÂNGULO MINEIRO – 1960 A 1990.
THICIANE OLIVEIRA SALGADO BORGES
ESCRITA INVENTADA E ESPONTÂNEA: POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO PRINCÍPIO ALFABÉTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MAIRA LEWTCHUK ESPINDOLA
FRANCISCA MOURA (1860-1942) E A ALFABETIZAÇÃO NA PARAHYBA: O CURSO D. ULRICO
FERNANDA AFONSO BERNARDES
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (1990-2006)
MARISA FRANCISCA GALDEANO MARRA
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO EXTERNATO SANTA TEREZINHA EM ARAGUARI-MG (1942-1972)
FABIANE ALMEIDA SILVA
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: GOVERNO ZAIRE REZENDE 1983-1988
JÚLIO RESENDE COSTA
LEITURA E ESCRITA: GÊNESE E MODERNIDADE
JULIANO GUERRA ROCHA
MEMÓRIAS DA CARTILHA CAMINHO SUAVE, DE BRANCA ALVES DE LIMA: EXPERIÊNCIAS DE HISTÓRIA ORAL
VANESSA FERREIRA SILVA ARANTES
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: O CENÁRIO TEÓRICO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2007-2016)
TANIA REZENDE SILVESTRE CUNHA
PERCURSOS HISTÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DE 1957 A 1971 NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA
SALA 5
GT4 - Trabalho, Educação e Pedagogia Histórico Crítica
MONICA BATISTA PINHEIRO
A GESTÃO ESCOLAR COMO FATOR DEMOCRATIZADOR CONDICIONANTE
LUCIANA CRISTINA SALVATTI COUTINHO
ALFABETIZAÇÃO EM SALA DE RECURSO NA ESCOLA DO CAMPO
DANIEL FELIX VALSECHI
CURRÍCULO OCULTO NA ESCOLA MÉDICA: UM MECANISMO DE REPRODUÇÃO DO TRABALHO MÉDICO NO CAPITALISMO
LENILDA DAMASCENO PERPETUO
EDUCAÇÃO CONTRA HEGEMÔNICA: APONTAMENTOS DE FREIRE, RANCIÈRE E KRUPSKAIA PARA REPENSAR A ESCOLA PÚBLICA
LUIZ BEZERRA NETO
EDUCAÇÃO NO CAMPO: DE QUE ESPECIFICIDADES ESTAMOS FALANDO?
JAIMILLE MARIA LIMA LEDO DOS SANTOS
O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA SITUADAS EM BELÉM DO PARÁ
ALESSANDRO SANTOS MARIANO
O TRABALHO COMO MATRIZ FORMATIVA NA PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST
PAULA JUNQUEIRA DA SILVA REZENDE
PIBID: O GERENCIAMENTO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE: NOVAS FORMAS DE PRECARIZAÇÃO?
DANIELA REZENDE DE SOUZA
PRÁTICAS DE TRABALHO COM MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DIÉLE LÚCIA ALEXANDRINO DE OLIVEIRA
PRIMEIRA INFÂNCIA: ASSISTENCIALISMO OU EDUCAÇÃO
HELEN HALINNE RODRIGUES DE LUCENA
PRISÃO-APRENDIZAGEM-PARA-O-CRIME OU APRENDIZAGEM BIOGRÁFICA NA PRISÃO? O CASO DE EGRESSAS E REINCIDENTES DO SISTEMA PRISIONAL DE JOÃO PESSOA - PB
KARLA CREMONEZ GAMBAROTTO VIEIRA
PROBLEMATIZANDO O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA REGULAR À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
JANAINNE NUNES ALVES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO IFNMG CAMPUS DIAMANTINA: REPENSANDO O CURRÍCULO SOB A PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO
LUÍS CARLOS DA SILVA
TRABALHO EDUCATIVO PARA O ENSINAMENTO DE FILOSOFIA
LUCIANA SZENCZUK
TRABALHO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE MAKARENKO
SALA 6
GT5 - Trabalho, Educação e Conflitos Sociais Globais
ALINE DA COSTA LUZ DE LIMA
GÊNERO E EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO UMA ANÁLISE SOBRE AS PROMOTORAS LEGAIS POPULARES
CLÁUDIA LÚCIA DA COSTA
NEOLIBERALISMO, EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA SOBRE OS MOVIMENTOS CONTRA-HEGEMÔNICOS NA SOCIEDADE ATUAL
RITA CRISTIANA BARBOSA
CONCEPÇÕES JUVENIS ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E EXPRESSÕES DE SEXUALIDADE
ANTONIO CARLOS LOPES PETEAN
O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA ISLAMOFOBIA E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA A DESCONSTRUÇÃO DOS OLHARES PRECONCEITUOSOS SOBRE O ISLÃ
RAFAEL ANTÔNIO RAMOS DE OLIVEIRA
APONTAMENTOS SOBRE AS CONTRADIÇÕES ENTRE CAPITAL E TRABALHO NO TRABALHO DOCENTE
MARA RUBIA APARECIDA DA SILVA
ALIENAÇÃO E ESTRANHAMENTO: UMA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOCENTE ATUAL
GERALDO GONÇALVES DE LIMA
OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA [LEI N.º 11.892/2008] E O PARADIGMA DA POLITECNIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
VERA LUCIA DA COSTA NEPOMUCENO
INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PLANO DE METAS FLUMINENSE
JANAINA LOPES DO NASCIMENTO DUARTE
INTENSIFICAÇÃO E PRODUTIVISMO: AS NOVAS FACES DO TRABALHO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
SALA 7
GT6 - Reestruturação Produtiva, Trabalho, Educação e Meio Ambiente.
ROSANGELA DA SILVA PARDO
A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NA CIDADE DE SÃO PAULO
VÂNIA AMARAL DA ROCHA
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO TERCEIRIZADO NA ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA: UM ESTUDO EM UBERLÂNDIA-MG
ABEL JOSE DA SILVA
APONTAMENTOS SOBRE A NOVA GESTÃO PÚBLICA (NGP) NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
BRUNA BEATRIZ LEMES CARNEIRO
CHARLIE CHAPLIN: RETRATOS DA POBREZA
LUCIENE APARECIDA PEREIRA GONÇALVES
MULHERES TRABALHADORAS NO FRIGORIFÍCO DE ITUIUTABA-MG
RAPHAELLA KARLA PORTES BESERRA
O IMPACTO DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA (PL 6/2019) NA VIDA DAS MULHERES
BERENICE BORSSOI
O TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARANAENSE: ALGUNS APONTAMENTOS DA PESQUISA
ROMILDO DE CASTRO ARAÚJO
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: DO ESGOTAMENTO DO TAYLORISMO-FORDISMO À EMERGÊNCIA DO TOYOTISMO
CAMILA CUNHA DE ARAUJO BORGES
OS IMPACTOS DA REESTRUTURACAO PRODUTIVA EM UMA FABRICA DE MOVEIS DE UBERLANDIA MG
FABRICIO ANDRE ZANGHELINI
OS RESULTADOS DA REFORMA TRABALHISTA DE 2017: O MITO DA GERAÇÃO DE EMPREGOS E O ACIRRAMENTO DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL
ANTONIO DE OLIVEIRA JR
POBREZA E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA NA CIDADE DE ITUIUTABA, MG
ISRAEL MOREIRA
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA EMANCIPATÓRIA
ANA ELIZABETH SANTOS ALVES
TRABALHO, SABERES E ESCOLA: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE MULHERES E HOMENS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS
SOLANGE APARECIDA ZOTTI
A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SC E OS REFLEXOS PARA AS ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS DE CONCÓRDIA – SC
SALA 8
GT7 - Educação Básica, Trabalho e Formação Docente
AGATHA SANTOS CONDÉ
A DUALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA: REFLEXÕES ACERCA DA DESIGUALDADE SOCIAL INSTITUCIONALIZADA.
RENAN BANDEIRANTE DE ARAÚJO
A EDUCAÇÃO ENQUANTO CONTINGÊNCIA: AS REFORMAS DO ENSINO PÚBLICO E A HISTÓRICA ÊNFASE NA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
KARLA CRISTINA PRUDENTE PEREIRA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO FLEXÍVEL
VALÉRIA MOREIRA REZENDE
JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO: O ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS JOVENS
JÚLIO CÉSAR APOLINÁRIO MAIA
O LUGAR E O SENTIDO DO TRABALHO NO NOVO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
MARIA GENI PEREIRA BILIO
O MUNDO DO TRABALHO E A RELAÇÃO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
SANDY GOMES PEREIRA
REFORMA DO ENSINO MÉDIO E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE A ESCOLA MÉDIA BRASILEIRA
AGNALDO DAMASCENO PEREIRA
TRABALHO E EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E PROFISSIONAL A PARTIR DO “NOVO” ENSINO MÉDIO
ROSANA RAMOS DE SOUZA
A EDUCAÇÃO DE JOVENS QUEM SÃO NOSSOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?
MARISA NODA
CONHECIMENTO COMO BASE PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS
CAMILLA KETELLEN SILVA GASPAR
EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
ANA PAULA DA GRAÇA SOUZA BLENGINI
REFORMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS E PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE MARXISTA DE TOTALIDADE
SÉRGIO PAULO MORAIS
TRABALHO E EDUCAÇÃO NO CONTROLE SOCIAL E EM AÇÕES SOBRE PESSOAS POBRES. CIDADE DE UBERLÂNDIA, MG, 1995-2000
STEPHANIE BARROS ARAUJO
A FILANTROPIA EMPRESARIAL E SEU PAPEL NAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS: A PEDAGOGIA EMPRESARIAL E A INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES
SALA 9
GT7 - Educação Básica, Trabalho e Formação Docente
MARA FRANCO DE SÁ
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS CONFERÊNCIAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO
ANA CLAUDIA FERREIRA
A NOVA INSTITUCIONALIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
LAISSE SILVA LEMOS SOBRAL
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO NÃO PRESENCIAL
JORDANA VILELA MARTINS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: FORMAÇÃO ESCOLAR E A RELAÇÃO ESCOLA E TRABALHO
KAMILLA ASSIS TAVARES
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM DISPUTA: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAIS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
SHIRLEY CRISTINA GONÇALVES LOPES
ENSINO PÚBLICO PROFISSIONALIZANTE EM MÚSICA: ENFRENTAMENTOS E INADEQUAÇÕES FRENTE AO MERCADO DE TRABALHO E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA
TANIA CORDOVA
QUE FUTURO? QUE TRABALHO? COMO A EDUCAÇÃO DO SESI CONTRIBUI PARA AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO ALAVANCADAS PELA 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
GABRIELE PILLETTI DE ANDRADE
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI ; A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO TUTOR
CUSTÓDIO JOVÊNCIO BARBOSA FILHO
TRABALHO E EDUCAÇÃO E O SABER/FAZER DOCENTE: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DA FORMAÇÃO EM ATIVIDADE NO CURSO DE DESIGN DA UEMG/UBÁ
RITA RODRIGUES DE SOUZA
JOVENS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: USOS ESTRATÉGICOS PARA O ATO DE ESTUDAR
ÚRSULA ADELAIDE DE LÉLIS
NAS ENTRELINHAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: LETRAMENTO ACADÊMICO PARA QUAL FORMAÇÃO?
JESSICA NASCIMENTO MARTINS
O LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: CONQUISTAS E LIMITAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR EM EDUCAÇÃO
DANIEL GONÇALVES CURY
O TRABALHADOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO NO ENSINO SUPERIOR E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
SALA 10
GT8 - Educação, Precarização e Adoecimento Docente
YARA MAGALHÃES DOS SANTOS
O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO E O ADOECIMENTO DA CLASSE DOCENTE
ALZIRA MITZ BERNARDES GUARANY
TRABALHO DOCENTE: AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E OS IMPACTOS NA SAÚDE DOS PROFESSORES – UM ESTUDO DE CASOS
MARINA GOMES DO CRATO
TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DO SEU FAZER FRENTE À MERCANTIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DE SUA PRÁTICA PROFISISONAL
FABRICIA SOUSAA MONTENEGRO
TRABALHO NA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE A EXCELÊNCIA ACADÊMICA E ADOECIMENTO DOCENTE
GUSTAVO GABALDO GRAMA DE BARROS SILVA
OS MOINHOS SATÂNICOS DA TELEFONIA: CONTROLE E ADOECIMENTO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
HEITOR OSTETI FURTADO
MACABÉA: DA SUBJETIVIDADE DO SUJEITO IRREALIZÁVEL À POSSIBILIDADE OBJETIVA DE EMANCIPAÇÃO
WARLEY CARLOS DE SOUZA
DESISTÊNCIA OU ADOECIMENTO: REFLEXOS DE UMA FORMAÇÃO ESVAZIADA?
ROSALVO ARANTES JUNIOR
A RELAÇÃO ENTRE BAIXA ESCOLARIDADE, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAMPO E ACIDENTES OFIDICOS
JULIANA SANTOS DE FREITAS
A REFORMA TRABALHISTA E OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DIREITO À DESCONEXÃO DO TRABALHO
SALA 11
GT9 - Estado e Políticas Educacionais
DIOGO CESAR GENTIL GENARI
UMA ABORDAGEM SOBRE O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOCENTE NA REDE D ESCOLAS TÉCNICAS PAULISTA.
ADÉLIA GONÇALVES SOARES
POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: PROFLETRAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
VIVIANE CARDOSO DA SILVA
APOSENTADORIA ESPECIAL DOCENTE E O RETROCESSO EDUCACIONAL NA ATUALIDADE
SANIA NAYARA DA COSTA FERREIRA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA DA FUNDAÇÃO BRADESCO NO CAPITAL-IMPERIALISMO (2016-2017)
MARIA TERESA CAVALCANTI DE OLIVEIRA
A FUNDAÇÃO LEMANN E O NOVO PAPEL DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
MÁRCIO MARINHO MARTINS
O CONTROLE DO CAPITAL SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PRIVATIZAÇÃO EM RONDÔNIA
JUNA BATTAGLIA DA CRUZ
POLÍTICA FOCALIZADA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM DUQUE DE CAXIAS: O COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
CARLOS HENRIQUE AVELINO VEIGA
O CONSENTIMENTO ATIVO DE ESTUDANTEES E SEUS PAIS PARA A COBRANÇA DE TAXAS ESCOLARES EM ESCOLAS PÚBLICAS MILITARIZADAS
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS BEZERRA
RELAÇÕES HIERÁRQUICAS ENTRE PROFESSORES, ESTUDANTES E MILITARES NA ESCOLA MILITARIZADA CTPM VII DE PORTO VELHO - RO
GUILHERME CAMILO DE PAIVA
EDUCAÇÃO NO CÁRCERE: TRANSGREDIR E SUPERAR
JAIMILLE MARIA LIMA LEDO DOS SANTOS
OS DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS PRISÕES PARAENSES
EDIVALDO BARBOSA DE ALMEIDA FILHO
POLITICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESCOLA MUNICIPAL ALTAMIRA
ELANE RODRIGUES DE OLIVEIRA
O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA EFETIVAÇÃO NO CAMPO: COMUNIDADE DE MUSELO, INDAIABIRA- MG
GISELE ADRIANA MACIEL PEREIRA
O FETICHE DA AUTOEFICÁCIA E DA RESILIÊNCIA: A DESIGUALDADE EDUCACIONAL NA LÓGICA MERITOCRÁTICA
SALA 12
GT9 - Estado e Políticas Educacionais
CARLOS MAURICIO FRANKLIN LAPA
A REAÇÃO DO SEPE-RJ AOS NOVOS MODELOS DE GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO.
ADILSON LIMA GOMES
ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SEUS PERCALÇOS NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU (1960-2018)
DAYANE SANTOS SILVA DALMAZ
LEITURA E POLÍTICA EDUCACIONAL: DA PROPOSTA À MATERIALIZAÇÃO
MARIA ALICE DE MIRANDA ARANDA
CONSELHO DE EDUCAÇÃO - ATUAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL
VITOR SERGIO DE ALMEIDA
O CONHECIMENTO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO ESTADUAL DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS, EM RELAÇÃO AO CURSO PREPARATÓRIO AFIN, IMPLANTADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)
JANAINA JUNQUEIRA VALACI CRUVINEL
ENSINO MÉDIO: A DUALIDADE QUE TRANSITA ENTRE A INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E O MUNDO DO TRABALHO
MATHEUS DO NASCIMENTO SANTOS
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NA UFRJ SOB AMEAÇA DA NOVA POLÍTICA LIBERAL MERITOCRÁTICA
ISABEL SANTANNA SANTOS
AS COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO: UMA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA (2012)
AUGUSTO FLÁVIO ESTEVES LACERDA
A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA: O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
HUMBERTO RODRIGUES DE LIMA
A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: INTEGRAÇÃO POSSÍVEL?
NAIR MENDES DE OLIVEIRA
O PROEJA NO IFMT NA PERSPECTIVA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FLAVIA MARQUES BORGES
PERCURSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL
CAMILA AZEVEDO SOUZA
EDUCAÇÃO BÁSICA SOB A LÓGICA MERCANTIL DO JOGO DESIGUAL E COMBINADO DOS EMPRESÁRIOS NO BRASIL E EM PORTUGAL
TATIANA SILVÉRIO KAPOR
READEQUAÇÃO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. UM OLHAR SOBRE A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO