XI Seminário Nacional do HISTEDBR

IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI

I Seminário Internacional do HISTEDBR

​​

​Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica
CEP 38400-902 - Uberlândia - MG  - Telefone - 55 34 3239-4212

BALÃOZINHO_DESCONTO.png

Dúvidas e informações:

semintertrabalho@gmail.com

Como chegar na UFU

Dia 21 (08:30 - 12:00)

SALA 1

GT1 - História e Historiografia da Educação

 

JOSÉ CARLOS DO AMARAL JUNIOR

ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE ECONOMIA DOMÉSTICA NO BRASIL: UM “NOVO” PROJETO?

 

PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA

AS ESTRATÉGIAS IDENTITÁRIAS CONSTRUÍDAS PELAS MULHERES PARA INGRESSAREM COMO PROFESSORAS DE ENSINO SECUNDÁRIO NO COLÉGIO PEDRO II

 

ALINNE GOMES MARQUES

HISTÓRIA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

 

ADRIANA OLIVEIRA URBAN

MAGISTÉRIO, MATERNIDADE E SACERDÓCIO: CONCEPÇÕES DE DOCÊNCIA NA VIDA DA EDUCADORA NELLIE ERNESTINE HORNE (1908-1983).

 

IZABEL ROZETTI

VIRTUOSAS E CRISTÃS: ASPECTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE TUPACIGUARA, MG. (1961 – 1971)

 

TATIANE FURTADO RICARTE

A HISTÓRIA DA ESCOLA POPULAR EM RONDÔNIA E O SURGIMENTO DA ESCOLA FAMÍLIA CAMPONESA EM MACHADINHO D’OESTE NA DÉCADA DE 1990 E SUA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: LIMITES E PERSPECTIVAS

 

SIMONE BEATRIZ NEVES PACHECO

A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO NO COLÉGIO SÃO JOSÉ, EM ITUIUTABA-MG (1948 E 1959): ENTRE A LEI ORGÂNICA DE 1942 E A REALIDADE SÓCIO EDUCACIONAL DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

 

TAMIRIS ALVES MUNIZ

AS PRIMEIRAS ESCOLAS PRESBITERIANAS EM GOIÁS (1920-1960)

 

ALEXANDRE CHIARELLI

COMPANHIA DE JESUS EM PARANAGUÁ - DA CASA ESCOLAR AO PRÉDIO DO COLÉGIO, UM RESGATE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LOCAL

 

SÉRGIO MARINHO DA SILVA

CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA LIBRAS E INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO AOS SURDOS EM CAMPINA GRANDE-PB (1971-1996): O DESPERTAR DE UMA COMUNIDADE SINALIZADORA

 

JORISMARY LESCANO SEVERINO

CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (1979-1996)

 

RENATA LOPES SILVA RIBEIRO

DE POLIVALENTE A COLÉGIO CÍVICO MILITAR: A HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E SUAS IDEIAS PEDAGÓGICAS

 

RAMSÉS NUNES E SILVA

ENTRE TERÇOS, BANDEIRAS E CIVISMOS: O COLÉGIO DIOCESANO PIO XI E OS INDÍCIOS DA AÇÃO SOCIAL DA IGREJA NA CAMPINA GRANDE DOS  ANOS 1930 E 1940

 

EDNA MARZZITELLI PEREIRA

HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DA/NA COMPANHIA FORD INDUSTRIAL DO BRASIL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA (1927-1945): A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO

 

 

SALA 2

GT1 - História e Historiografia da Educação

 

ADRIANE CRISTINE SILVA

HISTORIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM CACERES – MT: O GRUPO ESCOLAR ESPERIDIÃO MARQUES, CENAS OLHARES E VIVÊNCIAS.

 

CESAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN CÉSAR EVANGELISTA

HISTÓRIA E MEMÓRIA EDUCACIONAL: A TRAJETÓRIA DO INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES EM ARRAIAS-TO

 

SANDER FERNANDO DE PAULA

HISTÓRIA E MEMÓRIA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: A CONSTITUIÇÃO DOS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES DE MEDIANEIRA (1950-1970)

 

MARIANA SATURNINO DE PAULA

IN (VISIBILIDADE) E EDUCAÇÃO: A INEXISTÊNCIA DA ESCOLA ESPECIAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ESPÍRITO SANTO E O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA (1960 - 2010)

 

MÁRCIA SPADETTI TUÃO DA COSTA

INSTITUIÇÕES ESCOLARES PIONEIRAS EM DUQUE DE CAXIAS BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

 

EDNA BRAGA PEREIRA

IRMANDADES NEGRAS E ESCOLARIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

 

EVA WAISROS PEREIRA

MUSEU DA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL UM TERRITÓRIO DE MEMÓRIA EDUCATIVA

 

ROSELI BILOBRAN KLEIN

MUSEU PEDAGÓGICO: UMA EXPRESSÃO DA HISTÓRIA

 

MILEIDE MATEUS DOS SANTOS

O GRUPO ESCOLAR JÚLIO BUENO BRANDÃO COMO EXPRESSÃO REPUBLICANA DO MUNICÍPIO DE UBERABINHA 1915 A 1930.

 

VIVIA DE MELO SILVA

OS GOVERNOS OSWALDO TRIGUEIRO E JOSÉ AMÉRICO E A INSTAURAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB  (1948-1953)

GHISLAINE DIAS DA COSTA

A ESCOLARIZAÇÃO EM CONTEXTOS DE SEGREGAÇÃO MEMÓRIAS E RESISTÊNCIAS

 

VIVIAN GALDINO DE ANDRADE

A PRODUÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE TIC: O REPOSITÓRIO DIGITAL "HEB" EM BANANEIRAS/PB.

 

KELLI TEIXEIRA PENELLO

A RELEVÂNCIA DAS FONTES NA MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT

 

MICHELI DA CRUZ CARDOSO TAVARES

CARTAS, FOTOGRAFIAS E IMAGENS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA DOMÉSTICA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO

SALA 3

GT2 - Pensamento Educacional

SONIA MARIA RUMMERT

“EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA SOMENTE NUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA” – LEMME E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA

 

YARA MAGALHÃES DOS SANTOS

A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL

 

ADEMIR JOSÉ DE OLIVEIRA

CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NO COTIDIANO ESCOLAR: A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS

 

SONIA REGINA LANDINI

DA PRÁTICA REFLEXIVA À PRÁXIS: DISTINÇÕES NECESSÁRIAS.

 

LUCIANA CRISTINA SALVATTI COUTINHO

O SIGNIFICADO DE “TRABALHO” NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

 

ROBSON MACHADO

ORIGENS, ANTECEDENTES E DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA LIBERTADORA

 

ANDRÉ DE SOUZA SANTOS

PARA ALÉM DA “RESISTÊNCIA”: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA

 

MAYARA GREGORACCI DOS SANTOS

PENSAMENTO EDUCACIONAL - A TEORIA DO CAPITAL HUMANO (TCH) E O NEOPOSITIVISMO CONTRA A EDUCAÇÃO

 

ALZENIRA DE AZEVEDO

PENSAMENTO EDUCACIONAL NOS FINAIS DO SÉCULO XIX NO BRASIL

 

 

SALA 4

GT3 - Historia da Alfabetização

 

KELLEN CRISTINA COSTA ALVES BERNARDELLI

CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS PARA ESCRITA DA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO TRIÂNGULO MINEIRO – 1960 A 1990.

THICIANE OLIVEIRA SALGADO BORGES

ESCRITA INVENTADA E ESPONTÂNEA: POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO PRINCÍPIO ALFABÉTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

MAIRA LEWTCHUK ESPINDOLA

FRANCISCA MOURA (1860-1942) E A ALFABETIZAÇÃO NA PARAHYBA: O CURSO D. ULRICO

 

FERNANDA AFONSO BERNARDES

HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (1990-2006)

 

MARISA FRANCISCA GALDEANO MARRA

HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO EXTERNATO SANTA TEREZINHA EM ARAGUARI-MG (1942-1972)

 

FABIANE ALMEIDA SILVA

HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: GOVERNO ZAIRE REZENDE 1983-1988

 

JÚLIO RESENDE COSTA

LEITURA E ESCRITA: GÊNESE E MODERNIDADE

 

JULIANO GUERRA ROCHA

MEMÓRIAS DA CARTILHA CAMINHO SUAVE, DE BRANCA ALVES DE LIMA: EXPERIÊNCIAS DE HISTÓRIA ORAL

 

VANESSA FERREIRA SILVA ARANTES

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: O CENÁRIO TEÓRICO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2007-2016)

 

TANIA REZENDE SILVESTRE CUNHA

PERCURSOS HISTÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DE 1957 A 1971 NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA

 

 

SALA 5

GT4 - Trabalho, Educação e Pedagogia Histórico Crítica

 

MONICA BATISTA PINHEIRO

A GESTÃO ESCOLAR COMO FATOR DEMOCRATIZADOR CONDICIONANTE

 

LUCIANA CRISTINA SALVATTI COUTINHO

ALFABETIZAÇÃO EM SALA DE RECURSO NA ESCOLA DO CAMPO

 

DANIEL FELIX VALSECHI

CURRÍCULO OCULTO NA ESCOLA MÉDICA: UM MECANISMO DE REPRODUÇÃO DO TRABALHO MÉDICO NO CAPITALISMO

 

LENILDA DAMASCENO PERPETUO

EDUCAÇÃO CONTRA HEGEMÔNICA: APONTAMENTOS DE FREIRE, RANCIÈRE E KRUPSKAIA PARA REPENSAR A ESCOLA PÚBLICA

 

LUIZ BEZERRA NETO

EDUCAÇÃO NO CAMPO: DE QUE ESPECIFICIDADES ESTAMOS FALANDO?

 

JAIMILLE MARIA LIMA LEDO DOS SANTOS

O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA SITUADAS EM BELÉM DO PARÁ

 

ALESSANDRO SANTOS MARIANO

O TRABALHO COMO MATRIZ FORMATIVA NA PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST

 

PAULA JUNQUEIRA DA SILVA REZENDE

PIBID: O GERENCIAMENTO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE: NOVAS FORMAS DE PRECARIZAÇÃO?

 

DANIELA REZENDE DE SOUZA

PRÁTICAS DE TRABALHO COM MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

 

DIÉLE LÚCIA ALEXANDRINO DE OLIVEIRA

PRIMEIRA INFÂNCIA: ASSISTENCIALISMO OU EDUCAÇÃO 

 

HELEN HALINNE RODRIGUES DE LUCENA

PRISÃO-APRENDIZAGEM-PARA-O-CRIME OU APRENDIZAGEM BIOGRÁFICA NA PRISÃO? O CASO DE EGRESSAS E REINCIDENTES DO SISTEMA PRISIONAL DE JOÃO PESSOA - PB

 

KARLA CREMONEZ GAMBAROTTO VIEIRA

PROBLEMATIZANDO O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA REGULAR À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

 

JANAINNE NUNES ALVES

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO IFNMG CAMPUS DIAMANTINA: REPENSANDO O CURRÍCULO SOB A PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO

 

LUÍS CARLOS DA SILVA

TRABALHO EDUCATIVO PARA O ENSINAMENTO DE FILOSOFIA

 

LUCIANA SZENCZUK

TRABALHO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE MAKARENKO

 

 

SALA 6

GT5 -  Trabalho, Educação e Conflitos Sociais Globais

 

ALINE DA COSTA LUZ DE LIMA

GÊNERO E EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO UMA ANÁLISE SOBRE AS PROMOTORAS LEGAIS POPULARES

 

CLÁUDIA LÚCIA DA COSTA

NEOLIBERALISMO, EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA SOBRE OS MOVIMENTOS CONTRA-HEGEMÔNICOS NA SOCIEDADE ATUAL

 

RITA CRISTIANA BARBOSA

CONCEPÇÕES JUVENIS ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E EXPRESSÕES DE SEXUALIDADE

 

ANTONIO CARLOS LOPES PETEAN

O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA ISLAMOFOBIA E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA A DESCONSTRUÇÃO DOS OLHARES PRECONCEITUOSOS SOBRE O ISLÃ

 

RAFAEL ANTÔNIO RAMOS DE OLIVEIRA

APONTAMENTOS SOBRE AS CONTRADIÇÕES ENTRE CAPITAL E TRABALHO NO TRABALHO DOCENTE

 

MARA RUBIA APARECIDA DA SILVA

ALIENAÇÃO E ESTRANHAMENTO: UMA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOCENTE ATUAL

 

GERALDO GONÇALVES DE LIMA

OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA [LEI N.º 11.892/2008] E O PARADIGMA DA POLITECNIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.

 

VERA LUCIA DA COSTA NEPOMUCENO

INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PLANO DE METAS FLUMINENSE

 

JANAINA LOPES DO NASCIMENTO DUARTE

INTENSIFICAÇÃO E PRODUTIVISMO: AS NOVAS FACES DO TRABALHO DOCENTE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

 

 

SALA 7

GT6 - Reestruturação Produtiva, Trabalho, Educação e Meio Ambiente.

 

ROSANGELA DA SILVA PARDO

A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NA CIDADE DE SÃO PAULO

 

VÂNIA AMARAL DA ROCHA

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO TERCEIRIZADO NA ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA: UM ESTUDO EM UBERLÂNDIA-MG

 

ABEL JOSE DA SILVA

APONTAMENTOS SOBRE A NOVA GESTÃO PÚBLICA (NGP) NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

 

BRUNA BEATRIZ LEMES CARNEIRO

CHARLIE CHAPLIN: RETRATOS DA POBREZA

 

LUCIENE APARECIDA PEREIRA GONÇALVES

MULHERES TRABALHADORAS NO FRIGORIFÍCO DE ITUIUTABA-MG

 

RAPHAELLA KARLA PORTES BESERRA

O IMPACTO DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA (PL 6/2019) NA VIDA DAS MULHERES

 

BERENICE BORSSOI

O TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA PARANAENSE: ALGUNS APONTAMENTOS DA PESQUISA

 

ROMILDO DE CASTRO ARAÚJO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: DO ESGOTAMENTO DO TAYLORISMO-FORDISMO À EMERGÊNCIA DO TOYOTISMO

 

CAMILA CUNHA DE ARAUJO BORGES

OS IMPACTOS DA REESTRUTURACAO PRODUTIVA EM UMA FABRICA DE MOVEIS DE UBERLANDIA MG

 

FABRICIO ANDRE ZANGHELINI

OS RESULTADOS DA REFORMA TRABALHISTA DE 2017: O MITO DA GERAÇÃO DE EMPREGOS E O ACIRRAMENTO DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL

 

ANTONIO DE OLIVEIRA JR

POBREZA E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA NA CIDADE DE ITUIUTABA, MG

 

ISRAEL MOREIRA

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA EMANCIPATÓRIA

 

ANA ELIZABETH SANTOS ALVES

TRABALHO, SABERES E ESCOLA: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE MULHERES E HOMENS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS

 

SOLANGE APARECIDA ZOTTI

A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SC E OS REFLEXOS PARA AS ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS DE CONCÓRDIA – SC

SALA 8

GT7 - Educação Básica, Trabalho e Formação Docente

AGATHA SANTOS CONDÉ

A DUALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA: REFLEXÕES ACERCA DA DESIGUALDADE SOCIAL INSTITUCIONALIZADA.

 

RENAN BANDEIRANTE DE ARAÚJO

A EDUCAÇÃO ENQUANTO CONTINGÊNCIA: AS REFORMAS DO ENSINO PÚBLICO E A HISTÓRICA ÊNFASE NA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO

 

KARLA CRISTINA PRUDENTE PEREIRA

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO FLEXÍVEL

 

VALÉRIA MOREIRA REZENDE

JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO: O ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS JOVENS

 

JÚLIO CÉSAR APOLINÁRIO MAIA

O LUGAR E O SENTIDO DO TRABALHO NO NOVO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL

 

MARIA GENI PEREIRA BILIO

O MUNDO DO TRABALHO E A RELAÇÃO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

 

SANDY GOMES PEREIRA

REFORMA DO ENSINO MÉDIO E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE A ESCOLA MÉDIA BRASILEIRA

 

AGNALDO DAMASCENO PEREIRA

TRABALHO E EDUCAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E PROFISSIONAL A PARTIR DO “NOVO” ENSINO MÉDIO

 

ROSANA RAMOS DE SOUZA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS QUEM SÃO NOSSOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?

 

MARISA NODA

CONHECIMENTO COMO BASE PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS 

 

CAMILLA KETELLEN SILVA GASPAR

EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

 

ANA PAULA DA GRAÇA SOUZA BLENGINI

REFORMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS E PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE MARXISTA DE TOTALIDADE

 

SÉRGIO PAULO MORAIS

TRABALHO E EDUCAÇÃO  NO CONTROLE SOCIAL E EM AÇÕES SOBRE PESSOAS POBRES.  CIDADE DE UBERLÂNDIA, MG, 1995-2000

 

STEPHANIE BARROS ARAUJO

A FILANTROPIA EMPRESARIAL E SEU PAPEL NAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS: A PEDAGOGIA EMPRESARIAL E A INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES

 

 

SALA 9

GT7 - Educação Básica, Trabalho e Formação Docente

 

MARA FRANCO DE SÁ

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS CONFERÊNCIAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO

 

ANA CLAUDIA FERREIRA

A NOVA INSTITUCIONALIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

 

LAISSE SILVA LEMOS SOBRAL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO NÃO PRESENCIAL

 

JORDANA VILELA MARTINS

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: FORMAÇÃO ESCOLAR E A RELAÇÃO ESCOLA E TRABALHO

 

KAMILLA ASSIS TAVARES

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM DISPUTA: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAIS DE UM INSTITUTO FEDERAL DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

 

SHIRLEY CRISTINA GONÇALVES LOPES

ENSINO PÚBLICO PROFISSIONALIZANTE EM MÚSICA: ENFRENTAMENTOS E INADEQUAÇÕES FRENTE AO MERCADO DE TRABALHO E A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

 

TANIA CORDOVA

QUE FUTURO? QUE TRABALHO? COMO A EDUCAÇÃO DO SESI CONTRIBUI PARA AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO ALAVANCADAS PELA 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

GABRIELE PILLETTI DE ANDRADE

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI ; A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO TUTOR

 

CUSTÓDIO JOVÊNCIO BARBOSA FILHO

TRABALHO E EDUCAÇÃO E O SABER/FAZER DOCENTE: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DA FORMAÇÃO EM ATIVIDADE NO CURSO DE DESIGN DA UEMG/UBÁ

 

RITA RODRIGUES DE SOUZA

JOVENS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: USOS ESTRATÉGICOS PARA O ATO DE ESTUDAR

 

ÚRSULA ADELAIDE DE LÉLIS

NAS ENTRELINHAS DO CURSO DE PEDAGOGIA:  LETRAMENTO ACADÊMICO PARA QUAL FORMAÇÃO?

 

JESSICA NASCIMENTO MARTINS

O LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: CONQUISTAS E LIMITAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR EM EDUCAÇÃO

 

DANIEL GONÇALVES CURY

O TRABALHADOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO NO ENSINO SUPERIOR E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

 

 

SALA 10

GT8 - Educação, Precarização e Adoecimento Docente

 

YARA MAGALHÃES DOS SANTOS

O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO E O ADOECIMENTO DA CLASSE DOCENTE

 

ALZIRA MITZ BERNARDES GUARANY

TRABALHO DOCENTE: AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E OS IMPACTOS NA SAÚDE DOS PROFESSORES – UM ESTUDO DE CASOS

 

MARINA GOMES DO CRATO

TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DO SEU FAZER FRENTE À MERCANTIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DE SUA PRÁTICA PROFISISONAL

 

FABRICIA SOUSAA MONTENEGRO

TRABALHO NA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE A EXCELÊNCIA ACADÊMICA E ADOECIMENTO DOCENTE

 

GUSTAVO GABALDO GRAMA DE BARROS SILVA

OS MOINHOS SATÂNICOS DA TELEFONIA: CONTROLE E ADOECIMENTO NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

 

HEITOR OSTETI FURTADO

MACABÉA: DA SUBJETIVIDADE DO SUJEITO IRREALIZÁVEL À POSSIBILIDADE OBJETIVA DE EMANCIPAÇÃO

 

WARLEY CARLOS DE SOUZA

DESISTÊNCIA OU ADOECIMENTO:  REFLEXOS DE UMA FORMAÇÃO ESVAZIADA?

 

ROSALVO ARANTES JUNIOR

A RELAÇÃO ENTRE BAIXA ESCOLARIDADE, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAMPO E ACIDENTES OFIDICOS

 

JULIANA SANTOS DE FREITAS

A REFORMA TRABALHISTA E OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DIREITO À DESCONEXÃO DO TRABALHO

 

 

SALA 11

GT9 - Estado e Políticas Educacionais

 

DIOGO CESAR GENTIL GENARI

UMA ABORDAGEM SOBRE O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOCENTE NA REDE D ESCOLAS TÉCNICAS PAULISTA.

 

ADÉLIA GONÇALVES SOARES

 POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: PROFLETRAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

 

VIVIANE CARDOSO DA SILVA

APOSENTADORIA ESPECIAL DOCENTE E O RETROCESSO EDUCACIONAL NA ATUALIDADE

 

SANIA NAYARA DA COSTA FERREIRA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO HUMANA DA FUNDAÇÃO BRADESCO NO CAPITAL-IMPERIALISMO (2016-2017)

 

MARIA TERESA CAVALCANTI DE OLIVEIRA

A FUNDAÇÃO LEMANN E O NOVO PAPEL DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

 

MÁRCIO MARINHO MARTINS

O CONTROLE DO CAPITAL SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PRIVATIZAÇÃO EM RONDÔNIA

 

JUNA BATTAGLIA DA CRUZ

POLÍTICA FOCALIZADA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM DUQUE DE CAXIAS: O COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

 

CARLOS HENRIQUE AVELINO VEIGA

O CONSENTIMENTO ATIVO DE ESTUDANTEES E SEUS PAIS PARA A COBRANÇA DE TAXAS ESCOLARES EM ESCOLAS PÚBLICAS  MILITARIZADAS

 

CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS BEZERRA

RELAÇÕES HIERÁRQUICAS ENTRE PROFESSORES, ESTUDANTES E MILITARES NA ESCOLA MILITARIZADA CTPM VII DE PORTO VELHO - RO

 

GUILHERME CAMILO DE PAIVA

EDUCAÇÃO NO CÁRCERE: TRANSGREDIR E SUPERAR

 

JAIMILLE MARIA LIMA LEDO DOS SANTOS

OS DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS PRISÕES PARAENSES

 

EDIVALDO BARBOSA DE ALMEIDA FILHO

POLITICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESCOLA MUNICIPAL ALTAMIRA

 

ELANE RODRIGUES DE OLIVEIRA

O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA EFETIVAÇÃO NO CAMPO: COMUNIDADE DE MUSELO, INDAIABIRA- MG

 

GISELE ADRIANA MACIEL PEREIRA

O FETICHE DA AUTOEFICÁCIA E DA RESILIÊNCIA:   A DESIGUALDADE EDUCACIONAL NA LÓGICA MERITOCRÁTICA

 

 

SALA 12

GT9 - Estado e Políticas Educacionais

 

CARLOS MAURICIO FRANKLIN LAPA

A REAÇÃO DO SEPE-RJ AOS NOVOS MODELOS DE GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO.

 

ADILSON LIMA GOMES

ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SEUS PERCALÇOS NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU (1960-2018)

 

DAYANE SANTOS SILVA DALMAZ

LEITURA E POLÍTICA EDUCACIONAL: DA PROPOSTA À MATERIALIZAÇÃO

 

MARIA ALICE DE MIRANDA ARANDA

CONSELHO DE EDUCAÇÃO - ATUAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL

 

VITOR SERGIO DE ALMEIDA

O CONHECIMENTO DO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO ESTADUAL DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS, EM RELAÇÃO AO CURSO PREPARATÓRIO AFIN, IMPLANTADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

 

JANAINA JUNQUEIRA VALACI CRUVINEL

ENSINO MÉDIO: A DUALIDADE QUE TRANSITA ENTRE A INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E O MUNDO DO TRABALHO

 

MATHEUS DO NASCIMENTO SANTOS

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NA UFRJ SOB AMEAÇA DA NOVA POLÍTICA LIBERAL MERITOCRÁTICA

 

ISABEL SANTANNA SANTOS

AS COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO: UMA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA (2012)

 

AUGUSTO FLÁVIO ESTEVES LACERDA

A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA: O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

HUMBERTO RODRIGUES DE LIMA

A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: INTEGRAÇÃO POSSÍVEL?

 

NAIR MENDES DE OLIVEIRA

O PROEJA NO IFMT NA PERSPECTIVA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

FLAVIA MARQUES BORGES

PERCURSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL

 

CAMILA AZEVEDO SOUZA

EDUCAÇÃO BÁSICA SOB A LÓGICA MERCANTIL DO JOGO DESIGUAL E COMBINADO DOS EMPRESÁRIOS NO BRASIL E EM PORTUGAL

 

TATIANA SILVÉRIO KAPOR

READEQUAÇÃO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. UM OLHAR SOBRE A LEI DO NOVO ENSINO MÉDIO