XI Seminário Nacional do HISTEDBR

IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI

I Seminário Internacional do HISTEDBR

​​

​Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica
CEP 38400-902 - Uberlândia - MG  - Telefone - 55 34 3239-4212

BALÃOZINHO_DESCONTO.png

Dúvidas e informações:

semintertrabalho@gmail.com

Como chegar na UFU

DIA 22 (08:30 - 12:00)

SALA 1

GT1 - HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

 

LUIS CARLOS DA SILVA BARBOSA

COLÉGIO ESTADUAL PAES DE CARVALHO: FONTES ESCRITAS E ICONOGRÁFICAS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICA.

 

GILNEIDE DE OLIVEIRA PADRE LIMA

ENTRE DOCUMENTOS ESCRITOS E ORAIS: RECORTES DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA DURANTE OS PERÍODOS AUTORITÁRIOS NO BRASIL

 

WILLIAN DOUGLAS GUILHERME

FONTES COMO POSSIBILIDADE DE PUBLICAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ATA DE (RE)INAUGURAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR PROFESSORA RICARDA, 1950 - CAMPOS BELOS, GO

 

MARIA JOSÉ AVIZ DO

HISTÓRIAS DE ADESÕES, ACOMODAÇÕES E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE DITADURA: MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (1964-1985)

 

FELIPE CAVALCANTI IVO

MONITORIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO/CE/UFPB: MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA (2013-2016)

 

MARCO ANTONIO DE SANTANA

A PRECEPTORIA EM JOHN LOCKE

 

MAURO SÉRGIO SANTOS DA SILVA

A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

 

LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA

A RELEITURA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM AFRÂNIO PEIXOTO

 

MARIA HELENA CICCI ROMERO

JONATHAS SERRANO E AS REDES DE SOCIABILIDADE EM FOCO

 

LUCIANA NAIR MORETTO

O OLHAR FEMININO E INFANTIL EM MARX: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS MARXIANAS SOBRE A CONDIÇÃO DAS MULHERES E DAS CRIANÇAS NAS FÁBRICAS

 

RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO

OS FRANCISCANOS ALEMÃES NO BAIXO AMAZONAS (1907 – 1934): O PROTAGONISMO POLÍTICO EDUCACIONAL DE DOM AMANDO BAHLMANN

 

SIDNEY AUGUSTO CANTO

OS RELATÓRIOS DE FERREIRA PENNA E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BAIXO AMAZONAS NO SÉCULO XIX

 

JULIANA GONÇALVES GOBBE

VIDA DE GALILEU E O CONHECIMENTO HISTORICAMENTE NEGADO.

 

RAQUEL DISCINI

FERNANDO DE AZEVEDO: UMA CRÔNICA HAGIOGRÁFICA

 

 

SALA 2

GT5 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E CONFLITOS SOCIAIS GLOBAIS

 

MAYCON ROGER DE OLIVEIRA

AVALIAÇÃO EXTERNA E IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE INDAIATUBA

 

ERALDO LEME BATISTA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARANÁ E ESCOLA UNITÁRIA

 

RAPHAEL H A VIEIRA

FLEXIBILIDADE LABORAL: OS TUTORES DIGITAIS E A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

 

BIANCA TEIXEIRA DOMINGUES JARDIM

A TRANSFORMAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA EM MERCADORIA: AS CONTRARREFORMAS DO ENSINO MÉDIO E OS IMPACTOS À FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES

 

ALESSANDRO MARCON DA SILVA

FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MARCOS LEGAIS PARA A INSERÇÃO DO TRABALHADOR MENOR DE IDADE NO MERCADO DE TRABALHO

 

VANYNE APARECIDA FRANCO FREITAS

MIGRANTES NORDESTINOS E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO E NO TRABALHO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE EM ITUIUTABA-MG

 

MAGALIS BÉSSER DORNELES SCHNEIDER

A TRAJETÓRIA DA EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE GOIÁS: PERSPECTIVA CRÍTICA DE 2000 A 2011

SALA 3

GT7 - EDUCAÇÃO BÁSICA, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE

LARA CRISTINA CLEMENTE

A DIFICULDADE NA ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICAPARA OS DEFICIENTES INTELECTUAIS NAS ESCOLAS REGULARES E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE ACESSIBILIDADE

 

MARCIA REGINA MUNHOZ

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE RECURSOS IMPRESSOS EM 3D PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

 

ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA

DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

GABRIELA VIOLA COPPE

INTERVENÇÃO PRECOCE NAS ALTERAÇÕES DE LEITURA COMO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

 

APARECIDA DE FREITAS BATISTA

OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

RODRIGO BICALHO MENDES

TRABALHO E EDUCAÇÃO: A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

THIAGO GUIMARÃES DA SILVA

A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

 

ADRIANO RAMOS DE SOUZA

O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA CAPIXABA EM PARCERIAS COLABORATIVAS

 

RITA DE CÁSSIA DA SILVA KNEIB

OS PRESSUPOSTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

ROSELINE MARTINS SABIAO

PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

MARIA ANGELA RODRIGUES

UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O KAHOOT E O QR CODE COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NAS AULAS DE LITERATURA

 

BEATRIZ FERNANDA CARREIRA

USO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL E PERSONAGENS NEGROAS/AS: ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

SALA 4

GT7 - EDUCAÇÃO BÁSICA, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE

FRANCELY APARECIDA DOS SANTOS

A EDUCAÇÃO  INFANTIL E O  CURRÍCULO DE MATEMÁTICA

 

LUCIMAR ARAÚJO DA SILVA

O JOGO SOLETRANDO COMO RECURSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO 3º 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

LAÍS DE CASTRO AGRANITO RODRIGUES

PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO DO SUL

 

WALDILEIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR NA ALFABETIZAÇÃO MULTISSERIADA NAS ESCOLAS DO CAMPO,ÁGUAS E FLORESTAS NA AMAZÔNIA

 

NAYARA GUERRA DA SILVA

FATORES EXTRAESCOLARES ASSOCIADOS ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 

GUILHERME MANTOVAN DE ALMEIDA

CULTURA CORPORAL, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: O PRECONCEITO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

CLAUDIA RODRIGUES DE CAMARGO

VIOLÊNCIA SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS POBRES O TERRENO ADVERSO EM QUE SÃO DESENVOLVIDOS OS PROCESSOS EDUCACIONAIS

 

FLAVIA CAMILA GOMES

PME METAS ESTABELECIDAS E A EXECUÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL

 

VANYNE APARECIDA FRANCO FREITAS

AS PRÁTICAS DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E A RELAÇÃO COM SEUS ATORES SOCIAIS

 

ANNA CLAUDIA DE OLIVEIRA FIGUEREDO

O NEGRO NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS RACIAIS E A MÃO DE OBRA NEGRA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

 

BIANCA DE SOUZA ROCHA

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA PÚBLICA

 

SALA 5

GT9 - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DANILO MARTINS BRANDELLI

AREPRODUÇÃO DAS FORÇAS PRODUTIVAS E A QUALIFICAÇÃO DIFERENCIADA DA CLASSE MÉDIA

 

BRUNO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO

ATUAÇÃO DO CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NA OFENSIVA DO CAPITAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

 

JÚLIA FITARONI MOREIRA DIAS

NA TEIA DO CAPITAL: AMEAÇAS AO ACESSO DA CLASSE TRABALHADORA AO ENSINO SUPERIOR

 

ROBERTO ELISON SOUZA MAIA

ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NA MENSURAÇÃO DA EFICIÊNCIA TÉCNICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

 

LEANDRO LUIZ DE ARAUJO

PROFISSÃO REPÓRTER E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: UMA ANÁLISE SOBRE A MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL PAULISTA DE 2015

 

ANTONIO CARLOS LOPES PETEAN

O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” A EXTREMA DIREITA BRASILEIRA PREOCUPADA COM A EDUCAÇÃO

 

FERNANDA MOTTA DE PAULA RESENDE

FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS E NORMATIVOS DO “PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO” – PL Nº 867/2015 E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 

MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES PEREIRA

POLÍTICAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ FACE AO APOIO DOS PROFESSORES AOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS NA OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS EM 2016

 

ALDO DURAN GIL

REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO NO ESTADO BURGUÊS

 

GEILSON BATISTA MATIAS

POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO TRABALHADOR

 

MARICLEI PRZYLEPA

O ESTADO, A SOCIEDADE E O INDIVÍDUO: DISCUSSÕES A PARTIR DE MANUEL CASTELLS

 

JANAINA TORRES DOS SANTOS

O ATENDIMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR AOS ESTUDANTES DE 4 A 16 ANOS, DO ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO JATOBÁ, EM BURITIZEIRO/MG, EM 2018

 

JULIANA VIEIRA JORDÃO

POLÍTICAS EDUCACIONAIS:  ESTUDO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ORIXIMINÁ-PA

 

RENATA SPADETTI TUÃO

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: O PROJETO DE CONCERTAÇÃO NACIONAL EM CURSO NO BRASIL

 

SALA 6

GT9 - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

KELIA NAIARA SOARES SANTOS

O DIREITO À EDUCAÇÃO E O PODER JUDICIÁRIO: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS (2009 – 2019)

 

BEATRIZ MARIA MACHADO LUSTOSA

INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO NA UFMS

 

RAFAEL VIEIRA DOS SANTOS

ANCORANDO A EDUCAÇÃO QUEM ESCONDEU A DISCIPLINA OCULTA NO NOVO ENSINO MÉDIO

 

CAMILA LIMA COIMBRA

EVASÃO: QUAL DEFINIÇÃO PARA QUAL INTENÇÃO?

 

SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO

AS POLÍTICAS NACIONAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS E SEU PAPEL NA EXPANSÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL (1920-1970)

 

LUCIENE DA SILVA SANTOS

POR UMA EDUCAÇÃO DOS QUE VIVEM DO TRABALHO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO E A APROXIMAÇÃO COM O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO

 

GIOVANNA ESCOBAR LEITE

PERCEPÇÕES DO CURRÍCULO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DE JANUÁRIA/MG QUE ATENDEM ALUNOS ORIUNDOS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS, NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL

 

SERGIO BORGES DE AMORIM

HOMESCHOOLING E O DIREITO DE ENSINAR EM CASA

 

CARLOS HENRIQUE CARDOSO JUNIOR

DESDOBRAMENTOS TÉCNICO-PEDAGÓGICOS DO PROINFO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERABA

 

ALINE DIAS SALDANHA

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

 

RAUL DE FREITAS BALBINO

TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR CORRESPONDÊNCIA RÁDIO E TELEVISÃO

 

RAUL DE FREITAS BALBINO

A EVOLUÇÃO POLÍTICO-LEGAL DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

 

CLAUDIA BARBOSA LOBO

A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA: O ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

 

LORENA BERNARDES BARCELOS

A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PESQUISA SOBRE O PROEB / UAB

 

ANDRÉ RANDAZZO ORTEGA

PROPAGANDA, MÍDIA E EDUCAÇÃO: O DISCURSO OFICIAL E PUBLICITÁRIO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO CONSUBSTANCIADA NA LEI 13.415/17.