DIA 22 (08:30 - 12:00)
SALA 1
GT1 - HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO
LUIS CARLOS DA SILVA BARBOSA
COLÉGIO ESTADUAL PAES DE CARVALHO: FONTES ESCRITAS E ICONOGRÁFICAS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICA.
GILNEIDE DE OLIVEIRA PADRE LIMA
ENTRE DOCUMENTOS ESCRITOS E ORAIS: RECORTES DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA DURANTE OS PERÍODOS AUTORITÁRIOS NO BRASIL
WILLIAN DOUGLAS GUILHERME
FONTES COMO POSSIBILIDADE DE PUBLICAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ATA DE (RE)INAUGURAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR PROFESSORA RICARDA, 1950 - CAMPOS BELOS, GO
MARIA JOSÉ AVIZ DO
HISTÓRIAS DE ADESÕES, ACOMODAÇÕES E RESISTÊNCIAS EM TEMPOS DE DITADURA: MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (1964-1985)
FELIPE CAVALCANTI IVO
MONITORIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO/CE/UFPB: MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA (2013-2016)
MARCO ANTONIO DE SANTANA
A PRECEPTORIA EM JOHN LOCKE
MAURO SÉRGIO SANTOS DA SILVA
A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA E EDUCAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA
A RELEITURA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM AFRÂNIO PEIXOTO
MARIA HELENA CICCI ROMERO
JONATHAS SERRANO E AS REDES DE SOCIABILIDADE EM FOCO
LUCIANA NAIR MORETTO
O OLHAR FEMININO E INFANTIL EM MARX: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS MARXIANAS SOBRE A CONDIÇÃO DAS MULHERES E DAS CRIANÇAS NAS FÁBRICAS
RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO
OS FRANCISCANOS ALEMÃES NO BAIXO AMAZONAS (1907 – 1934): O PROTAGONISMO POLÍTICO EDUCACIONAL DE DOM AMANDO BAHLMANN
SIDNEY AUGUSTO CANTO
OS RELATÓRIOS DE FERREIRA PENNA E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BAIXO AMAZONAS NO SÉCULO XIX
JULIANA GONÇALVES GOBBE
VIDA DE GALILEU E O CONHECIMENTO HISTORICAMENTE NEGADO.
RAQUEL DISCINI
FERNANDO DE AZEVEDO: UMA CRÔNICA HAGIOGRÁFICA
SALA 2
GT5 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E CONFLITOS SOCIAIS GLOBAIS
MAYCON ROGER DE OLIVEIRA
AVALIAÇÃO EXTERNA E IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE INDAIATUBA
ERALDO LEME BATISTA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARANÁ E ESCOLA UNITÁRIA
RAPHAEL H A VIEIRA
FLEXIBILIDADE LABORAL: OS TUTORES DIGITAIS E A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
BIANCA TEIXEIRA DOMINGUES JARDIM
A TRANSFORMAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA EM MERCADORIA: AS CONTRARREFORMAS DO ENSINO MÉDIO E OS IMPACTOS À FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES
ALESSANDRO MARCON DA SILVA
FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: MARCOS LEGAIS PARA A INSERÇÃO DO TRABALHADOR MENOR DE IDADE NO MERCADO DE TRABALHO
VANYNE APARECIDA FRANCO FREITAS
MIGRANTES NORDESTINOS E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO E NO TRABALHO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE EM ITUIUTABA-MG
MAGALIS BÉSSER DORNELES SCHNEIDER
A TRAJETÓRIA DA EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE GOIÁS: PERSPECTIVA CRÍTICA DE 2000 A 2011
SALA 3
GT7 - EDUCAÇÃO BÁSICA, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE
LARA CRISTINA CLEMENTE
A DIFICULDADE NA ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICAPARA OS DEFICIENTES INTELECTUAIS NAS ESCOLAS REGULARES E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE ACESSIBILIDADE
MARCIA REGINA MUNHOZ
ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE RECURSOS IMPRESSOS EM 3D PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
GABRIELA VIOLA COPPE
INTERVENÇÃO PRECOCE NAS ALTERAÇÕES DE LEITURA COMO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
APARECIDA DE FREITAS BATISTA
OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
RODRIGO BICALHO MENDES
TRABALHO E EDUCAÇÃO: A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
THIAGO GUIMARÃES DA SILVA
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
ADRIANO RAMOS DE SOUZA
O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA CAPIXABA EM PARCERIAS COLABORATIVAS
RITA DE CÁSSIA DA SILVA KNEIB
OS PRESSUPOSTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ROSELINE MARTINS SABIAO
PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
MARIA ANGELA RODRIGUES
UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O KAHOOT E O QR CODE COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NAS AULAS DE LITERATURA
BEATRIZ FERNANDA CARREIRA
USO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL E PERSONAGENS NEGROAS/AS: ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
SALA 4
GT7 - EDUCAÇÃO BÁSICA, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE
FRANCELY APARECIDA DOS SANTOS
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA
LUCIMAR ARAÚJO DA SILVA
O JOGO SOLETRANDO COMO RECURSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO 3º 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LAÍS DE CASTRO AGRANITO RODRIGUES
PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO DO SUL
WALDILEIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA
EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR NA ALFABETIZAÇÃO MULTISSERIADA NAS ESCOLAS DO CAMPO,ÁGUAS E FLORESTAS NA AMAZÔNIA
NAYARA GUERRA DA SILVA
FATORES EXTRAESCOLARES ASSOCIADOS ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
GUILHERME MANTOVAN DE ALMEIDA
CULTURA CORPORAL, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: O PRECONCEITO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CLAUDIA RODRIGUES DE CAMARGO
VIOLÊNCIA SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS POBRES O TERRENO ADVERSO EM QUE SÃO DESENVOLVIDOS OS PROCESSOS EDUCACIONAIS
FLAVIA CAMILA GOMES
PME METAS ESTABELECIDAS E A EXECUÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL
VANYNE APARECIDA FRANCO FREITAS
AS PRÁTICAS DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E A RELAÇÃO COM SEUS ATORES SOCIAIS
ANNA CLAUDIA DE OLIVEIRA FIGUEREDO
O NEGRO NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS RACIAIS E A MÃO DE OBRA NEGRA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
BIANCA DE SOUZA ROCHA
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA PÚBLICA
SALA 5
GT9 - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DANILO MARTINS BRANDELLI
AREPRODUÇÃO DAS FORÇAS PRODUTIVAS E A QUALIFICAÇÃO DIFERENCIADA DA CLASSE MÉDIA
BRUNO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
ATUAÇÃO DO CENTRO LATINO-AMERICANO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NA OFENSIVA DO CAPITAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
JÚLIA FITARONI MOREIRA DIAS
NA TEIA DO CAPITAL: AMEAÇAS AO ACESSO DA CLASSE TRABALHADORA AO ENSINO SUPERIOR
ROBERTO ELISON SOUZA MAIA
ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NA MENSURAÇÃO DA EFICIÊNCIA TÉCNICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
LEANDRO LUIZ DE ARAUJO
PROFISSÃO REPÓRTER E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: UMA ANÁLISE SOBRE A MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL PAULISTA DE 2015
ANTONIO CARLOS LOPES PETEAN
O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” A EXTREMA DIREITA BRASILEIRA PREOCUPADA COM A EDUCAÇÃO
FERNANDA MOTTA DE PAULA RESENDE
FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS E NORMATIVOS DO “PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO” – PL Nº 867/2015 E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES PEREIRA
POLÍTICAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ FACE AO APOIO DOS PROFESSORES AOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS NA OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS EM 2016
ALDO DURAN GIL
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO NO ESTADO BURGUÊS
GEILSON BATISTA MATIAS
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO TRABALHADOR
MARICLEI PRZYLEPA
O ESTADO, A SOCIEDADE E O INDIVÍDUO: DISCUSSÕES A PARTIR DE MANUEL CASTELLS
JANAINA TORRES DOS SANTOS
O ATENDIMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR AOS ESTUDANTES DE 4 A 16 ANOS, DO ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO JATOBÁ, EM BURITIZEIRO/MG, EM 2018
JULIANA VIEIRA JORDÃO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ESTUDO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ORIXIMINÁ-PA
RENATA SPADETTI TUÃO
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: O PROJETO DE CONCERTAÇÃO NACIONAL EM CURSO NO BRASIL
SALA 6
GT9 - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
KELIA NAIARA SOARES SANTOS
O DIREITO À EDUCAÇÃO E O PODER JUDICIÁRIO: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS (2009 – 2019)
BEATRIZ MARIA MACHADO LUSTOSA
INTERNACIONALIZAÇÃO DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO NA UFMS
RAFAEL VIEIRA DOS SANTOS
ANCORANDO A EDUCAÇÃO QUEM ESCONDEU A DISCIPLINA OCULTA NO NOVO ENSINO MÉDIO
CAMILA LIMA COIMBRA
EVASÃO: QUAL DEFINIÇÃO PARA QUAL INTENÇÃO?
SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO
AS POLÍTICAS NACIONAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS E SEU PAPEL NA EXPANSÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL (1920-1970)
LUCIENE DA SILVA SANTOS
POR UMA EDUCAÇÃO DOS QUE VIVEM DO TRABALHO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO E A APROXIMAÇÃO COM O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO
GIOVANNA ESCOBAR LEITE
PERCEPÇÕES DO CURRÍCULO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DE JANUÁRIA/MG QUE ATENDEM ALUNOS ORIUNDOS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS, NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL
SERGIO BORGES DE AMORIM
HOMESCHOOLING E O DIREITO DE ENSINAR EM CASA
CARLOS HENRIQUE CARDOSO JUNIOR
DESDOBRAMENTOS TÉCNICO-PEDAGÓGICOS DO PROINFO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERABA
ALINE DIAS SALDANHA
O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
RAUL DE FREITAS BALBINO
TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR CORRESPONDÊNCIA RÁDIO E TELEVISÃO
RAUL DE FREITAS BALBINO
A EVOLUÇÃO POLÍTICO-LEGAL DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CLAUDIA BARBOSA LOBO
A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA: O ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
LORENA BERNARDES BARCELOS
A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PESQUISA SOBRE O PROEB / UAB
ANDRÉ RANDAZZO ORTEGA
PROPAGANDA, MÍDIA E EDUCAÇÃO: O DISCURSO OFICIAL E PUBLICITÁRIO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO CONSUBSTANCIADA NA LEI 13.415/17.