XI Seminário Nacional do HISTEDBR

IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI

I Seminário Internacional do HISTEDBR

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​Universidade Federal de Uberlândia - UFU
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Dia 20 (14:00 - 18:00)

SALA 1

GT1 - História e Historiografia da Educação

 

RODRIGO SARRUGE MOLINA

A EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA NA MODERNIDADE (XV-XVIII)

 

ANA CÉLIA PRIVADO DOS SANTOS BEZERRA

A HISTÓRIA DA PARTICIPAÇÃO MILITAR NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO BRASIL COLÔNIA À DITADURA CIVIL-MILITAR

 

PAMELLA TAMIRES AVELINO DE SOUSA

DIRETRIZES_PARA_ENSINO_NORMAL_CAMPINA_GRANDE

 

VICENTE CABRERA CALHEIROS

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL: HISTORICIDADE E DESAFIOS

 

VITOR DE ASSIS NEVES

ENSINO SECUNDÁRIO NA PARAÍBA DURANTE O ESTADO NOVO (1937-1945)

 

ELIAS TERÊNCIO DA SILVA

ESCOLA NOVA VERSUS ESCOLA TRADICIONAL - A ESCOLA DO TRABALHO PROFISSIONAL

 

THIAGO BOMFIM CASEMIRO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  O ENSINO NORMAL NA REFORMA ESTADUAL DE MANUEL DUARTE (1928-1929)

 

WILSON DA SILVA PRADO

FORMAÇÃO DO JESUÍTA NA TRADIÇÃO CATÓLICA EUROPEIA PARA TRABALHAR NA REALIDADE DA SELVA DA AMÉRICA PORTUGUESA DO SÉCULO XVI

 

FABRÍCIA LOPES PINHEIRO

O CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA SE INSTITUIR UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO

 

MARCELLY KATHLEEN PEREIRA LUCAS

O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO E A EXPANSÃO DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS

 

CLAUDIA APARECIDA DA COSTA VICENTE

A INSTALAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR UBERABA, A EDUCAÇÃO E O PROGRESSO NA VISÃO DO JORNAL LAVOURA E COMÉRCIO: INSTRUÇÃO ESCOLAR UBERABENSE NA REPÚBLICA VELHA (1906-1909)

 

FABIANA DE CÁSSIA RODRIGUES

AS PUBLICAÇÕES DO CEDES (CENTRO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO E SOCIEDADE), ANDE (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) E ANPED (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO) NO DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA NOVA CONSTITUIÇÃO NOS ANOS DE 1980.

 

VINICIUS VIEIRA SILVA

NARRATIVAS VERBO-VISUAIS DAS ELITES LETRADAS DE RIO PRETO (1925-1929): A INSTRUÇÃO POPULAR NO EIXO DO PROGRESSO SOCIAL

 

LÍVIA RODRIGUES DE CASTRO

O DEBATE SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NOS EDITORIAIS DA REVISTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (1985-1995)

 

JOSÉ LITO SALUSTRIANO DA SILVA

O ENSINO SUPERIOR PELAS LENTES DO JORNAL CORREIO DE UBERLÂNDIA (1950 – 1970)

 

MONALISA LOPES DOS SANTOS COELHO

O IMPRESSO PEDAGÓGICO COMO FONTE DE PESQUISA: O ENSINO PROFISSIONAL NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925 – 1930)

 

 

SALA 2

GT1 - História e Historiografia da Educação

 

JOSÉ RICARDO SKOLMOVSKI DA SILVA

O MÉTODO INTUITIVO NA REVISTA O ENSINO (PARANÁ, 1922-1924)

 

ESTER FIGUEIRA COSTA

O PROFESSOR DA ESCOLA RURAL SEGUNDO A REVISTA DA CAMPANHA NACIONAL DE EDUCAÇÃO RURAL (1954– 1962)

 

ISAURA MELO FRANCO

OS JORNAIS ESTUDANTIS TIJUCANOS NOS ANOS DE 1960

 

MARIANA BATISTA DO NASCIMENTO SILVA

PÁGINA DA CRIANÇA: UMA LEITURA DAS REPRESENTAÇÕES SOBRE A INFÂNCIA NOS ANOS DE 1930

 

JOSÉ PETRÚCIO DE FARIAS JÚNIOR

RELIGIÃO, POLÍTICA E PODER NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA OITOCENTISTAS: ESTUDOS COMPARATIVOS

 

MARILSA MIRANDA DE SOUZA

A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA URSS (1917-1956) E NA CHINA SOCIALISTA DURANTE A GRANDE REVOLUÇÃO CULTURAL PROLETÁRIA (1966-1976)

 

BRUNO BERNARDES CARVALHO

ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM UBERABA-MG NO CONTEXTO DA REPÚBLICA VELHA (1895 - 1917)

 

SILVANA LAZZAROTTO SCHMITT

ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA PARANAENSE (1964-1985)

 

JAQUELINE DANIELA BASSO

OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO AGRÍCOLA NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940

 

DANIEL PEREIRA NAVES ROTA

OS PRINCÍPIOS CONSTITUTIVOS DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO DE 1890 A 1900

 

JOSÉ RICARDO SKOLMOVSKI DA SILVA

PENSAMENTO EDUCACIONAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

 

WENCESLAU GONÇALVES NETO

RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS E INSTRUÇÃO EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX: ESCOLA PARA MENINOS NA FREGUESIA DE SÃO VICENTE DE PEREIRA (1888-1892)

 

RAYANE OLIVEIRA DA SILVA

RUPTURAS E PERMANÊNCIAS DO ENSINO SECUNDÁRIO: UM ESTUDO DA LEGISLAÇÃO (1901/1942)

 

YANNE DA SILVA CAMARGO

SAÚDE E EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA RURAL NO BRASIL SEGUNDO A CAMPANHA NACIONAL DE EDUCAÇÃO RURAL (1961-1962)

 

MÉRCIA CAROLINE SOUSA DE OLIVEIRA

“LA INQUIETUD DEL ROSAL”  : RESISTÊNCIAS FEMININAS À DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)

 

PALLOMA VICTORIA NUNES E SILVA

A ESCOLA DOMÉSTICA DE BRAZÓPOLIS – ANÁLISE DE UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA NO SÉC XX (1927-1965)

 

 

SALA 3

GT2 - Pensamento Educacional

 

PAULO EDYR BUENO CAMARGO

O PROLETKULT E A DEFESA DO CONCEITO DE CULTURA PROLETÁRIA EM ANATOLI LUNATCHÁRSKI (1875-1933), O PRIMEIRO PRESIDENTE DO COMISSARIADO DO POVO PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA, PÓS REVOLUÇÃO DE OUTUBRO DE 1917

 

MARIA BEATRIZ DE ALMEIDA MELLO

A CONTRIBUIÇÃO DE DARIO VELLOZO NA REVISTA “A ESCOLA” (1906-1910)

 

HELEN CRISTINA DE OLIVEIRA VIEIRA

ANTONIO GRAMSCI: O PAPEL EDUCATIVO DE SEUS ESCRITOS JORNALÍSTICOS (1914-1917)

 

LEANDRO SARTORI GONÇALVES

APORTES TEÓRICOS DA PRODUÇÃO DE FLORESTAN FERNANDES PARA COMPREENDER A SOCIEDADE E A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL

 

VANESSA CAMPOS MARIANO RUCKSTADTER

COMPÊNDIOS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARANÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930): UMA ANÁLISE DO COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA DE DARIO VELLOZO (1907)

 

RENATA FRANQUI

GUSTAVO CAPANEMA: INTELECTUAL, POLÍTICO E EDUCADOR

 

ANA LAURA LOPES CARVALHO

OS PENSAMENTOS EDUCACIONAIS DE ALVARO VIEIRA PINTO E ANÍSIO TEIXEIRA (1955-1959): DOIS PROJETOS DEMOCRÁTICOS DISTINTOS

 

CARLA VILLAMAINA CENTENO

PASCHOAL LEMME E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO

 

SALA 4

GT3 - Historia da Alfabetização

 

JEFFERSON ALBERNAZ RESENDE

 A PRODUÇÃO ACADÊMICA, BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL ENTRE 1988 E 1996 E O RECONHECIMENTO DESTA MODALIDADE DE ENSINO

 

MAGALIS BÉSSER DORNELES SCHNEIDER

 ALGUNS TRAÇOS DA MEMÓRIA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE ARRAIAS/TO: 1927 A 2003

 

WALACE ROZA PINEL

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA NAS PRISÕES

 

JEFFERSON ALBERNAZ RESENDE

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL EM UBERLÂNDIA-MG ENTRE OS ANOS DE 2006 E 2010: FUNDAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO QUINTANA

 

MARIA INES DO REGO MONTEIRO BOMFIM

A EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NA IMPRENSA CONSERVADORA DO FINAL DOS ANOS 1940

 

MARIA CRISTINA SANTOS DE OLIVEIRA ALVES

AFRÂNIO MARCILIANO DE FREITAS AZEVEDO (1989-2012): AVANÇOS E RETROCESSOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG

 

MARIA LUIZA FERREIRA DUQUES

EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

 

MARIA GENI PEREIRA BILIO

O MUNDO DO TRABALHO E A RELAÇÃO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

 

NAIR MENDES DE OLIVEIRA

O PROEJA NO IFMT NA PERSPECTIVA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

 

SALA 5

GT4 - Trabalho, Educação e Pedagogia Histórico Crítica

 

DALTON JOSÉ ALVES

A LUTA DE CLASSES NAS CLASSES DE AULAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: NOTAS INTRODUTÓRIAS AO ESTUDO DA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

 

MARCOS ROBERTO LIMA

A PEDAGOGIA HISTÓRICO –CRÍTICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO SENSO COMUM Á PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA

 

LUCAS DE VASCONCELOS SOARES

A PHC E AS DISCUSSÕES DO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS E REFLEXÕES OBTIDAS NO GRUPO DE ESTUDO DE ÓBIDOS FRENTE ÀS MAZELAS DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

 

JEOVANDIR CAMPOS DO PRADO

CIDADE EDUCADORA ENQUANTO POLÍTICA-PEDAGÓGICA LIBERTADORA: CONFRONTANDO A PHC

 

RIBAMAR NOGUEIRA DA SILVA

CONTRIBUIÇÃO PARA OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA, LUTA DE CLASSES E UMA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA

 

SIMONE SILVEIRA DOS SANTOS

DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (1997-2018).

 

BIANCA STHEPHANNY MARTINS GOMES

EDUCAÇÃO, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA REFLEXÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR.

 

MARCOS ROBERTO LIMA

ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA: APONTAMENTOS PARA UMA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA DA EDUCAÇÃO

 

MARCOS BRITTO CORREA

MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO: ANOTACÕES SOBRE O NECESSÁRIO E CONTÍNUO DEBATE SOBRE O MÉTADO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

 

TAYSSA FABIANE PEDROSO

MORAL E FORMAÇÃO HUMANA EM MARX E MÉSZÁROS

 

LEONETE DALLA VECCHIA MAZARO

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE BARBÁRIE

 

ADNILSON JOSÉ DA SILVA

POR UMA ESCOLA PÚBLICA E CRÍTICA: O MATERIALISMO HISTÓRICO COMO FUNDAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

 

EULÁLIO RAMOS SOARES JÚNIOR

TEORIAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO BRASIL: APROXIMAÇÕES DE UMA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA DE AVALIAÇÃO

 

 

SALA 6

GT4 - Trabalho, Educação e Pedagogia Histórico Crítica

 

CARLA KAORI MATSUNO UEHARA

AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO COTIDIANO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO

 

ERIKA MARINHO WITEZE

DISCURSOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO IFG-CAMPUS ANÁPOLIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

 

MICHELE DE MENDONÇA LEITE

EDUCAÇÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E/OU NECESSIDADES ESPECIAIS NA SOCIEDADE CAPITALISTA: O PROCESSO DE "INCLUSÃO".

 

ALEX CRISTIANO DE SOUZA

ENSINO DE GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

 

SAMAI SERIQUE DOS SANTOS SILVEIRA

O CURRÍCULO INTEGRADO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

 

JOAO CARLOS DA SILVA

O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE TOLEDO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

 

DALCY ALVES DE SOUZA

O FAZER PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E SEUS DESDOBRAMENTOS

 

GISELLE FERREIRA ALVES GUIMARAES GISELLE

A FORMAÇÃO HUMANA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DE GOIÁS – CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS

 

LILIAN JAQUELINE DE OLIVEIRA SOUZA RIBEIRO

O TRABALHO DOCENTE E A SUA VALORIZAÇÃO: O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA/GO EM QUESTÃO

 

TAIRA CARVALHO DE ASSIS

OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO E A ESPECIFICIDADE DO ENSINO ESCOLAR

 

WILSON AUGUSTO COSTA CABRAL

PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO IFES – CAMPUS IBATIBA

 

ELIZABETH GOTTSCHALG RAIMANN

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DE UM PROJETO EM DISPUTA

 

JOSÉ EDUARDO FERNANDES

ECONOMIA SOLIDÁRIA E AS CONTRADIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANTIPATÓRIA

 

IVONE RODRIGUES DOS SANTOS

POLÍTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA E PEDAGOGIA HISTÓRICO -CRÍTICA: APONTAMENTOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO CONDIÇÃO PARA O PROCESSO DE (DES) HUMANIZAÇÃO.

 

 

SALA 7

GT5 -  Trabalho, Educação e Conflitos Sociais Globais

 

MARIANA SILVA SANTOS

A FALTA DE ESCOLAS É UM MAL, PORÉM, A ESCOLA RUIM É UMA CALAMIDADE

 

TALITA FRANCIELI BORDIGNON

A INFLUÊNCIA DO FUNCIONALISMO DE DURKHEIM NAS ESCOLAS TÉCNICAS INDUSTRIAIS BRASILEIRAS (1946-1961)

 

CUSTÓDIO JOVÊNCIO BARBOSA FILHO

TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO AMPLIADA NO MST

 

LUIZ AUGUSTO DE OLIVEIRA GOMES

TRABALHO, EDUCAÇÃO E FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE: OCUPAÇÃO DE MORADIA E ACESSO À CIDADE.

 

SANDY APARECIDA BARBOSA MAGALHAES

SEXUALIDADE, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROBLEMATIZANDO OS IMPASSES PARA A ABORDAGEM DO TEMA NO ESPAÇO ESCOLAR

 

ROBERTA RODRIGUES PONCIANO

AFINIDADES E DISPARIDADES ENTRE BRASIL E CANADÁ: O PROGRAMA MULHERES MIL

 

ALEXANDRE CHIARELLI

POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO HISTÓRICO DOS PARADIGMAS DOMINANTES NO SÉCULO XX E XXI

 

 

SALA 8

GT6 - Reestruturação Produtiva, Trabalho, Educação e Meio Ambiente.

 

ADNILSON JOSÉ DA SILVA

A DESINDUSTRIALIZAÇÃO, A CONSTITUIÇÃO DO PRECARIADO E A FORMAÇÃO ESCOLAR PARA O TRABALHO QUE NEGA O PRÓPRIO TRABALHO E O TRABALHADOR

 

BEATRIZ BICALHO

A EXPANSÃO DA INFORMALIDADE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO FRENTE AO NEOLIBERALISMO NO BRASIL

 

MARCELO LACERDA BORGES

AS ANTINOMIAS DO COOPERATIVISMO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA COOPERATIVA DE ENSINO DE RIO VERDE-GO (COOPEN) ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2015.

 

WALDILEIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

O DESAFIO HISTÓRICO DA PÓS-GRADUAÇÃO DOCENTE  EM EDUCAÇÃO E ENSINO DAS CIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

 

MARA RÚBIA FERNANDES

AS DISPUTAS IDEOLÓGICAS EM TORNO DO BNCC E A FORMAÇÃO DO “NOVO” TRABALHADOR

 

EDILAINE PATRÍCIA DE OLIVEIRA

ENSINO MÉDIO INTEGRADO A FORMAÇÃO POLITÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO – IFTM

 

ANGELITA DE OLIVEIRA ALMEIDA

ENSINO MÉDIO TÉCNICO PROFISSIONAL: UM INSTRUMENTO PARA A IDEOLOGIA DA EMPREGABILIDADE

 

JACQUELINE OLIVEIRA LIMA ZAGO

NÚMEROS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AVANÇOS E RETROCESSOS

 

MARIA LUZIRENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

O ESTADO E A POLÍTICA DE EDUCACÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR NO AUGE DO NEOLIBELARISMO

 

CLEIDE FRANCISCA DE SOUZA TANO

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO DOS ANOS 2000

 

MARA RUBIA APARECIDA DA SILVA

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NA EDUCAÇÃO APÓS O GOLPE DE 2016 NO BRASIL: A PRECARIZAÇÃO DOCENTE

 

LEOCLÉCIO DOBROVOSKI SILVA PEREIRA

TRABALHO E ALIENAÇÃO/ESTRANHAMENTO NO PENSAMENTO MARXISTA

 

ANA PAULA DE CASTRO SOUSA

TRAJETÓRIAS DO MOVIMENTO DOCENTE NA UFU: REUNI (2007-2012)

 

 

SALA 9

GT7 - Educação Básica, Trabalho e Formação Docente

 

JULIENE SILVA VASCONCELOS

A CONCEPÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO DE UBERABA/MG

 

DESIRÉ LUCIANE DOMINSCHEK

A FORMAÇÃO Á DOCENCIA E A FORMAÇÃO POLÍTICA: O MOVIMENTO DE OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS NO ESTADO PARANÁ – EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS

 

CAMILA CUNHA DE ARAUJO BORGES

A NECESSIDADE DA CAPACITACAO DO PROFESSOR UNIVERSITARIO DO CURSO DE ADMINISTRACAO

 

BIANCA DE SOUZA ROCHA

A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM GEOGRAFIA SOBRE A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS SÉCULO XXI

 

SANDRA GRAMILICH PEDROSO

A SUBJETIVIDADE DOCENTE ANTE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A)

 

ANDRESSA ARIELLY ALVES

A TECNOLOGIA COMO UMA ALIADA NO TRABALHO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

LUCIENE CORREIA SANTOS DE OLIVEIRA

DA INTENSIFICAÇÃO À AUTOINTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: O USO DAS TIC

 

LIDIANY SANTOS

FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM NÍVEL DE PÓS GRADUAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

CRISTIANE DIAS NUNES

FORMAÇÃO DOCENTE NA BAIXADA FLUMINENSE  CURSO ESCOLA.  LUGAR DE MEMÓRIA, PESQUISA E EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

 

MELÂNIA MENDONÇA RODRIGUES

GRATIFICAÇÕES E PREMIAÇÕES: DISTORÇÕES DA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO   MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DA PARAÍBA

 

LILIAN CALAÇA SILVA

O CÍRCULO DE CULTURA E O REFERENCIAL FREIREANO: CORPORIFICANDO À DOCÊNCIA EM NÓS, CONSCIENTIZAR, POETIZAR, EMANCIPAR...

 

JULIANA MAGALHÃES DE BRITO VIANNA

O PAPEL DO PROFESSOR COMO PROMOTOR DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E COLABORATIVA VOLTADA PARA A CRIANÇA

 

LILIAN FÁVARO ALEGRÂNCIO IWASSE

PEDAGOGIA DO APRENDER A APRENDER E A (DE)FORMAÇÃO DOCENTE

 

ÚRSULA ADELAIDE DE LÉLIS

PEDAGOGIA DO CAMPO E FORMAÇÃO INICIAL:  REFLEXÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE PRÁXIS DOCENTES

 

LAÍS ALICE OLIVEIRA SANTOS

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL NOS GOVERNOS PETISTAS: UM ELEMENTO PARA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE.

 

ERALDO LEME BATISTA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES - A INCLUSÃO DOS IDOSOS (AS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

 

SALA 10

GT7 - Educação Básica, Trabalho e Formação Docente

 

SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHÃES

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO TEÓRICO-CONCEITUAL

 

ROSANA MENDES MACIEL

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NO MUNDO DO TRABALHO E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PATOS DE MINAS/MG (1990-2012)

 

ANAQUEL GONÇALVES ALBUQUERQUE

REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PEJA DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

 

YOURY SOUZA MARQUES

REFLEXÕES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS PRESENTES NAS NARRATIVAS DE DUAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

ALESSANDRA BATISTA DE GODOI BRANCO

REQUISITOS E EXCEÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A LEGISLAÇÃO PERMISSIVA DE LEIGOS COM NOTÓRIO SABER

ANDREA RUAS DA CRUZ NOGUEIRA

RESSIGNIFICAÇÕES SOCIOCULTURAIS E HISTÓRICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM ESPECTRO DO AUTISMO

 

JAQUELINE SOARES DANTAS

TEMPO, INTENSIFICAÇÃO, VALORIZAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR DOCENTE DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

 

DIULY PEREIRA TÓFOLO

TRABALHO DOCENTE: A EXPLORAÇÃO DO PROFESSOR DE INCLUSÃO

 

CLEIBIANE SUSI PEIXOTO

A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA – UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

VITOR SERGIO DE ALMEIDA

A EFETIVAÇÃO DA ATIVIDADE DE PREPARAÇÃO DA AULA POR PARTE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ESTADUAL DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS 

 

RITA CRISTIANA BARBOSA

A MULHER E A FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS ONLINE

 

MAURICIO DOS REIS BRASÃO

ASPECTOS INERENTES À RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

 

FLÁVIO CARDOSO TEIXEIRA

ASSÉDIO MORAL E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

ALESSANDRO MARCON DA SILVA

CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO MAGISTÉRIO: A MATERIALIDADE PARA A CRIAÇÃO DO CEFAM NO MATO GROSSO DO SUL (1970-1980)

 

BRUNA LUIZA DE OLIVEIRA TIMOTEO

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA EM ESCOLA “EXCLUSIVA”

 

LUCIENE FERREIRA DA SILVA

EDUCAÇÃO, TRABALHO E LAZER: ENTRE A MERCADORIZAÇÃO E A EMANCIPAÇÃO HUMANA

 

 

SALA 11

GT8 - Educação, Precarização e Adoecimento Docente

 

NARA LIDIANA SILVA DIAS CARLOS

A RELAÇÃO ENTRE ESTATÍSTICA E O ENSINO DE 2° GRAU COM BASE NOS DOCUMENTOS DO MEC

 

CLEUZA REZENDE MACÊDO

A ATUAÇÃO DO DIRETOR NA ESCOLA ESTADUAL DE UBERABA/MG: PRECARIZADA OU VALORIZADA? – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

 

DÉBORA MIQUÉIAS SOARES

A CONSOLIDAÇÃO DA CARREIRA E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR EBTT NOS INSTITUTOS FEDERAIS

 

EUCLIDES AFONSO CABRAL

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

 

ALDIANE RODRIGUES MIRANDA

O   TRABALHO DOCENTE   NA EDUCAÇÃO   INFANTIL: DO PRAZER AO ADOECIMENTO

 

VALÉRIA MOREIRA REZENDE

O TRABALHO PRECARIZADO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E O COMPROMETIMENTO DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL

 

JACQUELINE DE ANDRADE

TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ADOECIMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UBERLÂNDIA

 

SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHÃES

VIOLÊNCIA POLÍTICO-IDEOLÓGICA CONTRA OS PROFESSORES: PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO MEDIDA DE INTERVENÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

 

LAURA DUARTE

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO (A) DOCENTE E OS EFEITOS SOBRE A SUA SAÚDE EM UBERLÂNDIA - MG

 

PAULA FRANCISCA DA SILVA

A NATUREZA DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E SUAS CONFIGURAÇÕES NO SÉCULO XXI

 

GUSTAVO CÉSAR FERNANDES SANTANA

O ADOECIMENTO DOCENTE COMO SINTOMA DA PRECARIEDADE DO TRABALHO EM ESCOLAS PÚBLICAS

 

 

SALA 12

GT9 - Estado e Políticas Educacionais

 

LUCAS ANDRÉ DA LUZ SILVA DIAS

EDUCAÇÃO NO ESTADO NOVO: UMA EDUCAÇÃO DE DIFERENCIAÇÃO

 

MARA REGINA MARTINS JACOMELI

O ESTADO LIBERAL INTERVENTOR NA ERA VARGAS (1930-1945)

 

GABRIEL HENRIQUE MIRANDA SOARES

DO PRODUTIVISMO AO NEOPRODUTIVISMO: A TEORIA DO CAPITAL HUMANO COMO FUNDAMENTO DAS PEDAGOGIAS PÓS-MODERNAS

 

CECÍLIA CARMANINI DE MELLO

OS PROJETOS EDUCACIONAIS EM DISPUTA NO BRASIL E O CONTEXTO INTERNACIONAL

 

ADELGICIO RIBEIRO DE PAULA

PRIVATIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DO RELATÓRIO DELORS À ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO

 

TATIANA SILVÉRIO KAPOR

O BANCO MUNDIAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERIFERIA DO CAPITAL: AS REFORMAS EDUCATIVAS NO ESTADO DE SÃO PAULO NOS ANOS 1990-2010

 

MARCELA ALEJANDRA PRONKO

O RETORNO DO CAPITAL HUMANO: APRENDIZAGENS ADEQUADAS E POLÍTICAS EFICIENTES COMO NOVA ESTRATÉGIA DO BANCO MUNDIAL

 

BERENICE BORSSOI

ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL (2017) NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

 

JENNIFER DE CARVALHO MEDEIROS

O LUGAR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA FRENTE AOS ACORDOS INTERNACIONAIS COM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: ELEMENTOS CONSTITUINTES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL COMPARADA

 

LILIAN FERNANDA DE MELO B. GONÇALVES

O PROCESSO DE NEOLIBERALIZAÇÃO, A REFORMA DO ESTADO DE 1990 E OS REFLEXOS NA GESTÃO EDUCACIONAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

 

LARA RIBEIRO FRANCO

A CONTRAREFORMA DO ENSINO MÉDIO: REAFIRMAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL

 

FABRÍCIO FONSECA DA SILVA

ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO NA CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

SILVANA DE FÁTIMA DOS SANTOS

A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ENQUANTO ELEMENTO DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO: PERCALÇOS E CONTROVÉRSIAS

 

CÉLIA TANAJURA MACHADO

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PÓS-GOLPE E A REFORMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

 

ELISSON COSTA ALVES

OS CAMINHOS DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E OS DESAFIOS A PARTIR DA LEI Nº13415/17

 

SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA

OS (DES)CAMINHOS DA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE BRASILEIRA: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº13415/17

SALA 13

GT9 - Estado e Políticas Educacionais

RENAN LUIGI CAVALMORETTI MARCELOS

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM ITUIUTABA/MG – RELATÓRIO PARCIAL

 

DÁRIA APARECIDA DE JESUS CARVALHO

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MATIZE NEOLIBERAL

 

THAYS TRINDADE MAIER

AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A QUALIDADE DE ENSINO

 

ANTONIO CARLOS DE SOUZA

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) 2014-2024: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO NOS SEUS CINCO ANOS DE EXISTÊNCIA

 

SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA

A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO - PNE 2014-2024.

 

DANIEL GONÇALVES CURY

A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: EM FOCO, A META 13 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)

 

JACQUELINE LOPES FREIRE

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO

 

HUMBERTO RODRIGUES DE LIMA

O ACIRRAMENTO DA DUALIDADE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS NO BRASIL

 

BRENO LOUZADA CASTRO DE OLIVEIRA

O CICLO DA POLÍTICA DE EJA EM VITÓRIA-ES

 

THAYNA AURELIANO MARTINS

AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG) E A QUALIDADE DA OFERTA: UMA ANÁLISE DO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

MENISSA CÍCERA FERNANDES DE OLIVEIRA BESSA CARRIJO

POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O PÚBLICO E O PRIVADO NA OFERTA DE VAGAS

 

PRISCILA DE MELO BASILIO

A POLÍTICA DA PRÉ-ESCOLA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A OBRIGATORIEDADE

 

ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE

AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO (PME/2015-2025) DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE

 

JACIONE APARECIDA CABRAL RESENDE

A IMPLANTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB) NO GOVERNO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO.

 

DENISE CAMARGO GOMIDE

O ENSINO MÉDIO FORJADO SOB A ÉGIDE DA TRÍADE ULTRACONSERVADORA: A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. RETROCESSOS NA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE BRASILEIRA

 

LARA RIBEIRO FRANCO

A INTERDISCIPLINARIDADE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO DO ENSINO MÉDIO

 

 

SALA 14

GT9 - Estado e Políticas Educacionais

 

FERNANDA GONÇALVES DE LAIA

OS AGENTES, AS AGÊNCIAS E O DISCURSO DA COMPETÊNCIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

 

CLENYA RUTH ALVES VASCONCELOS

A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERSPECTIVAS DA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

 

GLAUCIENE SEBASTIANA NOGUEIRA LIMA

EDUCAÇÃO INTEGRAL: CAMINHOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS

 

TÂNIA CASTRO GOMES

O PROEMI COMO POLÍTICA INDUTORA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

 

NIRLANDA FIGUEIREDO DA SILVA

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA AMAZÔNIA

 

LEDYANE LOPES BARBOSA

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO “NOVO” ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE SANTARÉM-PARÁ

 

LUANA PATRICIA PAIXÃO MACIEL

O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM BELÉM/PA

 

ELI CONCEIÇÃO DE VASCONCELOS TAPAJÓS SOUSA

PROGRAMA DE FOMENTO À EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ

 

MARCOS LUIS OLIVEIRA DA COSTA

ESTADO DA ARTE: UMA ANÁLISE DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA (CIEPS)

 

MARILIA BEATRIZ FERREIRA ABDULMASSIH

UMA REFLEXÃO  SOBRE  AS  POLÍTICAS  EDUCACIONAIS  DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO BRASIL E EM PORTUGAL

 

MARIA CLAUDIA COUTINHO HENRIQUE

“PARCERIA” PÚBLICO-PRIVADA DAS ESCOLAS CIDADÃS IINTEGRAIS DA PARAÍBA E O INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO

 

NIRLANDA FIGUEIREDO DA SILVA

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA AMAZÔNIA

 

TALLINE LUARA MOREIRA MELO OLIVEIRA

TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM SANTARÉM/PA:  ANÁLISE A PARTIR DO PLANO NACIONAL E MUNICIPAL

 

AMANDA MOREIRA DA SILVA

DINÂMICA PRIVATISTA EMPRESARIAL E A BUSCA PELA (CON) FORMAÇÃO DE UM PROFESSORADO SUBJETIVAMENTE ADAPTADO

 

JUSSARA MARQUES DE MACEDO

A “NOVA GESTÃO PÚBLICA” E A POLÍTICA DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO BRASIL E PORTUGAL

 

JAQUELINE BONFIMDE SOUZA LIMA

O ESTADO AVALIADOR E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE