Dia 20 (14:00 - 18:00)
SALA 1
GT1 - História e Historiografia da Educação
RODRIGO SARRUGE MOLINA
A EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA NA MODERNIDADE (XV-XVIII)
ANA CÉLIA PRIVADO DOS SANTOS BEZERRA
A HISTÓRIA DA PARTICIPAÇÃO MILITAR NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO BRASIL COLÔNIA À DITADURA CIVIL-MILITAR
PAMELLA TAMIRES AVELINO DE SOUSA
DIRETRIZES_PARA_ENSINO_NORMAL_CAMPINA_GRANDE
VICENTE CABRERA CALHEIROS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL: HISTORICIDADE E DESAFIOS
VITOR DE ASSIS NEVES
ENSINO SECUNDÁRIO NA PARAÍBA DURANTE O ESTADO NOVO (1937-1945)
ELIAS TERÊNCIO DA SILVA
ESCOLA NOVA VERSUS ESCOLA TRADICIONAL - A ESCOLA DO TRABALHO PROFISSIONAL
THIAGO BOMFIM CASEMIRO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO O ENSINO NORMAL NA REFORMA ESTADUAL DE MANUEL DUARTE (1928-1929)
WILSON DA SILVA PRADO
FORMAÇÃO DO JESUÍTA NA TRADIÇÃO CATÓLICA EUROPEIA PARA TRABALHAR NA REALIDADE DA SELVA DA AMÉRICA PORTUGUESA DO SÉCULO XVI
FABRÍCIA LOPES PINHEIRO
O CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA SE INSTITUIR UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO
MARCELLY KATHLEEN PEREIRA LUCAS
O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO E A EXPANSÃO DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS
CLAUDIA APARECIDA DA COSTA VICENTE
A INSTALAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR UBERABA, A EDUCAÇÃO E O PROGRESSO NA VISÃO DO JORNAL LAVOURA E COMÉRCIO: INSTRUÇÃO ESCOLAR UBERABENSE NA REPÚBLICA VELHA (1906-1909)
FABIANA DE CÁSSIA RODRIGUES
AS PUBLICAÇÕES DO CEDES (CENTRO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO E SOCIEDADE), ANDE (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) E ANPED (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO) NO DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA NOVA CONSTITUIÇÃO NOS ANOS DE 1980.
VINICIUS VIEIRA SILVA
NARRATIVAS VERBO-VISUAIS DAS ELITES LETRADAS DE RIO PRETO (1925-1929): A INSTRUÇÃO POPULAR NO EIXO DO PROGRESSO SOCIAL
LÍVIA RODRIGUES DE CASTRO
O DEBATE SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NOS EDITORIAIS DA REVISTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (1985-1995)
JOSÉ LITO SALUSTRIANO DA SILVA
O ENSINO SUPERIOR PELAS LENTES DO JORNAL CORREIO DE UBERLÂNDIA (1950 – 1970)
MONALISA LOPES DOS SANTOS COELHO
O IMPRESSO PEDAGÓGICO COMO FONTE DE PESQUISA: O ENSINO PROFISSIONAL NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925 – 1930)
SALA 2
GT1 - História e Historiografia da Educação
JOSÉ RICARDO SKOLMOVSKI DA SILVA
O MÉTODO INTUITIVO NA REVISTA O ENSINO (PARANÁ, 1922-1924)
ESTER FIGUEIRA COSTA
O PROFESSOR DA ESCOLA RURAL SEGUNDO A REVISTA DA CAMPANHA NACIONAL DE EDUCAÇÃO RURAL (1954– 1962)
ISAURA MELO FRANCO
OS JORNAIS ESTUDANTIS TIJUCANOS NOS ANOS DE 1960
MARIANA BATISTA DO NASCIMENTO SILVA
PÁGINA DA CRIANÇA: UMA LEITURA DAS REPRESENTAÇÕES SOBRE A INFÂNCIA NOS ANOS DE 1930
JOSÉ PETRÚCIO DE FARIAS JÚNIOR
RELIGIÃO, POLÍTICA E PODER NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA OITOCENTISTAS: ESTUDOS COMPARATIVOS
MARILSA MIRANDA DE SOUZA
A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA URSS (1917-1956) E NA CHINA SOCIALISTA DURANTE A GRANDE REVOLUÇÃO CULTURAL PROLETÁRIA (1966-1976)
BRUNO BERNARDES CARVALHO
ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM UBERABA-MG NO CONTEXTO DA REPÚBLICA VELHA (1895 - 1917)
SILVANA LAZZAROTTO SCHMITT
ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA PARANAENSE (1964-1985)
JAQUELINE DANIELA BASSO
OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO AGRÍCOLA NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940
DANIEL PEREIRA NAVES ROTA
OS PRINCÍPIOS CONSTITUTIVOS DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO DE 1890 A 1900
JOSÉ RICARDO SKOLMOVSKI DA SILVA
PENSAMENTO EDUCACIONAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
WENCESLAU GONÇALVES NETO
RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS E INSTRUÇÃO EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX: ESCOLA PARA MENINOS NA FREGUESIA DE SÃO VICENTE DE PEREIRA (1888-1892)
RAYANE OLIVEIRA DA SILVA
RUPTURAS E PERMANÊNCIAS DO ENSINO SECUNDÁRIO: UM ESTUDO DA LEGISLAÇÃO (1901/1942)
YANNE DA SILVA CAMARGO
SAÚDE E EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA RURAL NO BRASIL SEGUNDO A CAMPANHA NACIONAL DE EDUCAÇÃO RURAL (1961-1962)
MÉRCIA CAROLINE SOUSA DE OLIVEIRA
“LA INQUIETUD DEL ROSAL” : RESISTÊNCIAS FEMININAS À DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)
PALLOMA VICTORIA NUNES E SILVA
A ESCOLA DOMÉSTICA DE BRAZÓPOLIS – ANÁLISE DE UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA NO SÉC XX (1927-1965)
SALA 3
GT2 - Pensamento Educacional
PAULO EDYR BUENO CAMARGO
O PROLETKULT E A DEFESA DO CONCEITO DE CULTURA PROLETÁRIA EM ANATOLI LUNATCHÁRSKI (1875-1933), O PRIMEIRO PRESIDENTE DO COMISSARIADO DO POVO PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA, PÓS REVOLUÇÃO DE OUTUBRO DE 1917
MARIA BEATRIZ DE ALMEIDA MELLO
A CONTRIBUIÇÃO DE DARIO VELLOZO NA REVISTA “A ESCOLA” (1906-1910)
HELEN CRISTINA DE OLIVEIRA VIEIRA
ANTONIO GRAMSCI: O PAPEL EDUCATIVO DE SEUS ESCRITOS JORNALÍSTICOS (1914-1917)
LEANDRO SARTORI GONÇALVES
APORTES TEÓRICOS DA PRODUÇÃO DE FLORESTAN FERNANDES PARA COMPREENDER A SOCIEDADE E A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL
VANESSA CAMPOS MARIANO RUCKSTADTER
COMPÊNDIOS ESCOLARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARANÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930): UMA ANÁLISE DO COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA DE DARIO VELLOZO (1907)
RENATA FRANQUI
GUSTAVO CAPANEMA: INTELECTUAL, POLÍTICO E EDUCADOR
ANA LAURA LOPES CARVALHO
OS PENSAMENTOS EDUCACIONAIS DE ALVARO VIEIRA PINTO E ANÍSIO TEIXEIRA (1955-1959): DOIS PROJETOS DEMOCRÁTICOS DISTINTOS
CARLA VILLAMAINA CENTENO
PASCHOAL LEMME E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO
SALA 4
GT3 - Historia da Alfabetização
JEFFERSON ALBERNAZ RESENDE
A PRODUÇÃO ACADÊMICA, BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL ENTRE 1988 E 1996 E O RECONHECIMENTO DESTA MODALIDADE DE ENSINO
MAGALIS BÉSSER DORNELES SCHNEIDER
ALGUNS TRAÇOS DA MEMÓRIA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE ARRAIAS/TO: 1927 A 2003
WALACE ROZA PINEL
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA NAS PRISÕES
JEFFERSON ALBERNAZ RESENDE
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL EM UBERLÂNDIA-MG ENTRE OS ANOS DE 2006 E 2010: FUNDAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO QUINTANA
MARIA INES DO REGO MONTEIRO BOMFIM
A EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NA IMPRENSA CONSERVADORA DO FINAL DOS ANOS 1940
MARIA CRISTINA SANTOS DE OLIVEIRA ALVES
AFRÂNIO MARCILIANO DE FREITAS AZEVEDO (1989-2012): AVANÇOS E RETROCESSOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG
MARIA LUIZA FERREIRA DUQUES
EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
MARIA GENI PEREIRA BILIO
O MUNDO DO TRABALHO E A RELAÇÃO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
NAIR MENDES DE OLIVEIRA
O PROEJA NO IFMT NA PERSPECTIVA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SALA 5
GT4 - Trabalho, Educação e Pedagogia Histórico Crítica
DALTON JOSÉ ALVES
A LUTA DE CLASSES NAS CLASSES DE AULAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: NOTAS INTRODUTÓRIAS AO ESTUDO DA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
MARCOS ROBERTO LIMA
A PEDAGOGIA HISTÓRICO –CRÍTICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO SENSO COMUM Á PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
LUCAS DE VASCONCELOS SOARES
A PHC E AS DISCUSSÕES DO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS E REFLEXÕES OBTIDAS NO GRUPO DE ESTUDO DE ÓBIDOS FRENTE ÀS MAZELAS DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
JEOVANDIR CAMPOS DO PRADO
CIDADE EDUCADORA ENQUANTO POLÍTICA-PEDAGÓGICA LIBERTADORA: CONFRONTANDO A PHC
RIBAMAR NOGUEIRA DA SILVA
CONTRIBUIÇÃO PARA OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA, LUTA DE CLASSES E UMA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA
SIMONE SILVEIRA DOS SANTOS
DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (1997-2018).
BIANCA STHEPHANNY MARTINS GOMES
EDUCAÇÃO, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA REFLEXÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR.
MARCOS ROBERTO LIMA
ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA: APONTAMENTOS PARA UMA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
MARCOS BRITTO CORREA
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO: ANOTACÕES SOBRE O NECESSÁRIO E CONTÍNUO DEBATE SOBRE O MÉTADO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
TAYSSA FABIANE PEDROSO
MORAL E FORMAÇÃO HUMANA EM MARX E MÉSZÁROS
LEONETE DALLA VECCHIA MAZARO
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE BARBÁRIE
ADNILSON JOSÉ DA SILVA
POR UMA ESCOLA PÚBLICA E CRÍTICA: O MATERIALISMO HISTÓRICO COMO FUNDAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
EULÁLIO RAMOS SOARES JÚNIOR
TEORIAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO BRASIL: APROXIMAÇÕES DE UMA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA DE AVALIAÇÃO
SALA 6
GT4 - Trabalho, Educação e Pedagogia Histórico Crítica
CARLA KAORI MATSUNO UEHARA
AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO COTIDIANO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO
ERIKA MARINHO WITEZE
DISCURSOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NO IFG-CAMPUS ANÁPOLIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
MICHELE DE MENDONÇA LEITE
EDUCAÇÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E/OU NECESSIDADES ESPECIAIS NA SOCIEDADE CAPITALISTA: O PROCESSO DE "INCLUSÃO".
ALEX CRISTIANO DE SOUZA
ENSINO DE GEOGRAFIA, LITERATURA E ARTE: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
SAMAI SERIQUE DOS SANTOS SILVEIRA
O CURRÍCULO INTEGRADO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
JOAO CARLOS DA SILVA
O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE TOLEDO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DALCY ALVES DE SOUZA
O FAZER PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E SEUS DESDOBRAMENTOS
GISELLE FERREIRA ALVES GUIMARAES GISELLE
A FORMAÇÃO HUMANA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DE GOIÁS – CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
LILIAN JAQUELINE DE OLIVEIRA SOUZA RIBEIRO
O TRABALHO DOCENTE E A SUA VALORIZAÇÃO: O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA/GO EM QUESTÃO
TAIRA CARVALHO DE ASSIS
OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO E A ESPECIFICIDADE DO ENSINO ESCOLAR
WILSON AUGUSTO COSTA CABRAL
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO IFES – CAMPUS IBATIBA
ELIZABETH GOTTSCHALG RAIMANN
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DE UM PROJETO EM DISPUTA
JOSÉ EDUARDO FERNANDES
ECONOMIA SOLIDÁRIA E AS CONTRADIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANTIPATÓRIA
IVONE RODRIGUES DOS SANTOS
POLÍTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA E PEDAGOGIA HISTÓRICO -CRÍTICA: APONTAMENTOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO CONDIÇÃO PARA O PROCESSO DE (DES) HUMANIZAÇÃO.
SALA 7
GT5 - Trabalho, Educação e Conflitos Sociais Globais
MARIANA SILVA SANTOS
A FALTA DE ESCOLAS É UM MAL, PORÉM, A ESCOLA RUIM É UMA CALAMIDADE
TALITA FRANCIELI BORDIGNON
A INFLUÊNCIA DO FUNCIONALISMO DE DURKHEIM NAS ESCOLAS TÉCNICAS INDUSTRIAIS BRASILEIRAS (1946-1961)
CUSTÓDIO JOVÊNCIO BARBOSA FILHO
TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO AMPLIADA NO MST
LUIZ AUGUSTO DE OLIVEIRA GOMES
TRABALHO, EDUCAÇÃO E FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE: OCUPAÇÃO DE MORADIA E ACESSO À CIDADE.
SANDY APARECIDA BARBOSA MAGALHAES
SEXUALIDADE, GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROBLEMATIZANDO OS IMPASSES PARA A ABORDAGEM DO TEMA NO ESPAÇO ESCOLAR
ROBERTA RODRIGUES PONCIANO
AFINIDADES E DISPARIDADES ENTRE BRASIL E CANADÁ: O PROGRAMA MULHERES MIL
ALEXANDRE CHIARELLI
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO HISTÓRICO DOS PARADIGMAS DOMINANTES NO SÉCULO XX E XXI
SALA 8
GT6 - Reestruturação Produtiva, Trabalho, Educação e Meio Ambiente.
ADNILSON JOSÉ DA SILVA
A DESINDUSTRIALIZAÇÃO, A CONSTITUIÇÃO DO PRECARIADO E A FORMAÇÃO ESCOLAR PARA O TRABALHO QUE NEGA O PRÓPRIO TRABALHO E O TRABALHADOR
BEATRIZ BICALHO
A EXPANSÃO DA INFORMALIDADE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO FRENTE AO NEOLIBERALISMO NO BRASIL
MARCELO LACERDA BORGES
AS ANTINOMIAS DO COOPERATIVISMO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA COOPERATIVA DE ENSINO DE RIO VERDE-GO (COOPEN) ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2015.
WALDILEIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA
O DESAFIO HISTÓRICO DA PÓS-GRADUAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO E ENSINO DAS CIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
MARA RÚBIA FERNANDES
AS DISPUTAS IDEOLÓGICAS EM TORNO DO BNCC E A FORMAÇÃO DO “NOVO” TRABALHADOR
EDILAINE PATRÍCIA DE OLIVEIRA
ENSINO MÉDIO INTEGRADO A FORMAÇÃO POLITÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO – IFTM
ANGELITA DE OLIVEIRA ALMEIDA
ENSINO MÉDIO TÉCNICO PROFISSIONAL: UM INSTRUMENTO PARA A IDEOLOGIA DA EMPREGABILIDADE
JACQUELINE OLIVEIRA LIMA ZAGO
NÚMEROS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AVANÇOS E RETROCESSOS
MARIA LUZIRENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
O ESTADO E A POLÍTICA DE EDUCACÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR NO AUGE DO NEOLIBELARISMO
CLEIDE FRANCISCA DE SOUZA TANO
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO DOS ANOS 2000
MARA RUBIA APARECIDA DA SILVA
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NA EDUCAÇÃO APÓS O GOLPE DE 2016 NO BRASIL: A PRECARIZAÇÃO DOCENTE
LEOCLÉCIO DOBROVOSKI SILVA PEREIRA
TRABALHO E ALIENAÇÃO/ESTRANHAMENTO NO PENSAMENTO MARXISTA
ANA PAULA DE CASTRO SOUSA
TRAJETÓRIAS DO MOVIMENTO DOCENTE NA UFU: REUNI (2007-2012)
SALA 9
GT7 - Educação Básica, Trabalho e Formação Docente
JULIENE SILVA VASCONCELOS
A CONCEPÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO DE UBERABA/MG
DESIRÉ LUCIANE DOMINSCHEK
A FORMAÇÃO Á DOCENCIA E A FORMAÇÃO POLÍTICA: O MOVIMENTO DE OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS NO ESTADO PARANÁ – EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS
CAMILA CUNHA DE ARAUJO BORGES
A NECESSIDADE DA CAPACITACAO DO PROFESSOR UNIVERSITARIO DO CURSO DE ADMINISTRACAO
BIANCA DE SOUZA ROCHA
A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM GEOGRAFIA SOBRE A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS SÉCULO XXI
SANDRA GRAMILICH PEDROSO
A SUBJETIVIDADE DOCENTE ANTE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A)
ANDRESSA ARIELLY ALVES
A TECNOLOGIA COMO UMA ALIADA NO TRABALHO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
LUCIENE CORREIA SANTOS DE OLIVEIRA
DA INTENSIFICAÇÃO À AUTOINTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: O USO DAS TIC
LIDIANY SANTOS
FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM NÍVEL DE PÓS GRADUAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CRISTIANE DIAS NUNES
FORMAÇÃO DOCENTE NA BAIXADA FLUMINENSE CURSO ESCOLA. LUGAR DE MEMÓRIA, PESQUISA E EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
MELÂNIA MENDONÇA RODRIGUES
GRATIFICAÇÕES E PREMIAÇÕES: DISTORÇÕES DA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DA PARAÍBA
LILIAN CALAÇA SILVA
O CÍRCULO DE CULTURA E O REFERENCIAL FREIREANO: CORPORIFICANDO À DOCÊNCIA EM NÓS, CONSCIENTIZAR, POETIZAR, EMANCIPAR...
JULIANA MAGALHÃES DE BRITO VIANNA
O PAPEL DO PROFESSOR COMO PROMOTOR DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E COLABORATIVA VOLTADA PARA A CRIANÇA
LILIAN FÁVARO ALEGRÂNCIO IWASSE
PEDAGOGIA DO APRENDER A APRENDER E A (DE)FORMAÇÃO DOCENTE
ÚRSULA ADELAIDE DE LÉLIS
PEDAGOGIA DO CAMPO E FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE PRÁXIS DOCENTES
LAÍS ALICE OLIVEIRA SANTOS
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL NOS GOVERNOS PETISTAS: UM ELEMENTO PARA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE.
ERALDO LEME BATISTA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES - A INCLUSÃO DOS IDOSOS (AS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SALA 10
GT7 - Educação Básica, Trabalho e Formação Docente
SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHÃES
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO TEÓRICO-CONCEITUAL
ROSANA MENDES MACIEL
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NO MUNDO DO TRABALHO E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PATOS DE MINAS/MG (1990-2012)
ANAQUEL GONÇALVES ALBUQUERQUE
REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PEJA DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO
YOURY SOUZA MARQUES
REFLEXÕES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS PRESENTES NAS NARRATIVAS DE DUAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ALESSANDRA BATISTA DE GODOI BRANCO
REQUISITOS E EXCEÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A LEGISLAÇÃO PERMISSIVA DE LEIGOS COM NOTÓRIO SABER
ANDREA RUAS DA CRUZ NOGUEIRA
RESSIGNIFICAÇÕES SOCIOCULTURAIS E HISTÓRICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM ESPECTRO DO AUTISMO
JAQUELINE SOARES DANTAS
TEMPO, INTENSIFICAÇÃO, VALORIZAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR DOCENTE DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
DIULY PEREIRA TÓFOLO
TRABALHO DOCENTE: A EXPLORAÇÃO DO PROFESSOR DE INCLUSÃO
CLEIBIANE SUSI PEIXOTO
A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA – UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
VITOR SERGIO DE ALMEIDA
A EFETIVAÇÃO DA ATIVIDADE DE PREPARAÇÃO DA AULA POR PARTE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ESTADUAL DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS
RITA CRISTIANA BARBOSA
A MULHER E A FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS ONLINE
MAURICIO DOS REIS BRASÃO
ASPECTOS INERENTES À RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
FLÁVIO CARDOSO TEIXEIRA
ASSÉDIO MORAL E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
ALESSANDRO MARCON DA SILVA
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO MAGISTÉRIO: A MATERIALIDADE PARA A CRIAÇÃO DO CEFAM NO MATO GROSSO DO SUL (1970-1980)
BRUNA LUIZA DE OLIVEIRA TIMOTEO
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA EM ESCOLA “EXCLUSIVA”
LUCIENE FERREIRA DA SILVA
EDUCAÇÃO, TRABALHO E LAZER: ENTRE A MERCADORIZAÇÃO E A EMANCIPAÇÃO HUMANA
SALA 11
GT8 - Educação, Precarização e Adoecimento Docente
NARA LIDIANA SILVA DIAS CARLOS
A RELAÇÃO ENTRE ESTATÍSTICA E O ENSINO DE 2° GRAU COM BASE NOS DOCUMENTOS DO MEC
CLEUZA REZENDE MACÊDO
A ATUAÇÃO DO DIRETOR NA ESCOLA ESTADUAL DE UBERABA/MG: PRECARIZADA OU VALORIZADA? – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DÉBORA MIQUÉIAS SOARES
A CONSOLIDAÇÃO DA CARREIRA E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR EBTT NOS INSTITUTOS FEDERAIS
EUCLIDES AFONSO CABRAL
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
ALDIANE RODRIGUES MIRANDA
O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO PRAZER AO ADOECIMENTO
VALÉRIA MOREIRA REZENDE
O TRABALHO PRECARIZADO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E O COMPROMETIMENTO DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL
JACQUELINE DE ANDRADE
TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ADOECIMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UBERLÂNDIA
SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHÃES
VIOLÊNCIA POLÍTICO-IDEOLÓGICA CONTRA OS PROFESSORES: PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO MEDIDA DE INTERVENÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
LAURA DUARTE
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO (A) DOCENTE E OS EFEITOS SOBRE A SUA SAÚDE EM UBERLÂNDIA - MG
PAULA FRANCISCA DA SILVA
A NATUREZA DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E SUAS CONFIGURAÇÕES NO SÉCULO XXI
GUSTAVO CÉSAR FERNANDES SANTANA
O ADOECIMENTO DOCENTE COMO SINTOMA DA PRECARIEDADE DO TRABALHO EM ESCOLAS PÚBLICAS
SALA 12
GT9 - Estado e Políticas Educacionais
LUCAS ANDRÉ DA LUZ SILVA DIAS
EDUCAÇÃO NO ESTADO NOVO: UMA EDUCAÇÃO DE DIFERENCIAÇÃO
MARA REGINA MARTINS JACOMELI
O ESTADO LIBERAL INTERVENTOR NA ERA VARGAS (1930-1945)
GABRIEL HENRIQUE MIRANDA SOARES
DO PRODUTIVISMO AO NEOPRODUTIVISMO: A TEORIA DO CAPITAL HUMANO COMO FUNDAMENTO DAS PEDAGOGIAS PÓS-MODERNAS
CECÍLIA CARMANINI DE MELLO
OS PROJETOS EDUCACIONAIS EM DISPUTA NO BRASIL E O CONTEXTO INTERNACIONAL
ADELGICIO RIBEIRO DE PAULA
PRIVATIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DO RELATÓRIO DELORS À ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO
TATIANA SILVÉRIO KAPOR
O BANCO MUNDIAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERIFERIA DO CAPITAL: AS REFORMAS EDUCATIVAS NO ESTADO DE SÃO PAULO NOS ANOS 1990-2010
MARCELA ALEJANDRA PRONKO
O RETORNO DO CAPITAL HUMANO: APRENDIZAGENS ADEQUADAS E POLÍTICAS EFICIENTES COMO NOVA ESTRATÉGIA DO BANCO MUNDIAL
BERENICE BORSSOI
ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL (2017) NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
JENNIFER DE CARVALHO MEDEIROS
O LUGAR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA FRENTE AOS ACORDOS INTERNACIONAIS COM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: ELEMENTOS CONSTITUINTES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB A PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL COMPARADA
LILIAN FERNANDA DE MELO B. GONÇALVES
O PROCESSO DE NEOLIBERALIZAÇÃO, A REFORMA DO ESTADO DE 1990 E OS REFLEXOS NA GESTÃO EDUCACIONAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS
LARA RIBEIRO FRANCO
A CONTRAREFORMA DO ENSINO MÉDIO: REAFIRMAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL
FABRÍCIO FONSECA DA SILVA
ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E EDUCAÇÃO: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO NA CONTRARREFORMA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SILVANA DE FÁTIMA DOS SANTOS
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ENQUANTO ELEMENTO DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO: PERCALÇOS E CONTROVÉRSIAS
CÉLIA TANAJURA MACHADO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PÓS-GOLPE E A REFORMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
ELISSON COSTA ALVES
OS CAMINHOS DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E OS DESAFIOS A PARTIR DA LEI Nº13415/17
SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA
OS (DES)CAMINHOS DA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE BRASILEIRA: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº13415/17
SALA 13
GT9 - Estado e Políticas Educacionais
RENAN LUIGI CAVALMORETTI MARCELOS
O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM ITUIUTABA/MG – RELATÓRIO PARCIAL
DÁRIA APARECIDA DE JESUS CARVALHO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: MATIZE NEOLIBERAL
THAYS TRINDADE MAIER
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A QUALIDADE DE ENSINO
ANTONIO CARLOS DE SOUZA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) 2014-2024: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO NOS SEUS CINCO ANOS DE EXISTÊNCIA
SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA
A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO - PNE 2014-2024.
DANIEL GONÇALVES CURY
A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: EM FOCO, A META 13 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)
JACQUELINE LOPES FREIRE
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO
HUMBERTO RODRIGUES DE LIMA
O ACIRRAMENTO DA DUALIDADE NA FORMAÇÃO DOS JOVENS NO BRASIL
BRENO LOUZADA CASTRO DE OLIVEIRA
O CICLO DA POLÍTICA DE EJA EM VITÓRIA-ES
THAYNA AURELIANO MARTINS
AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG) E A QUALIDADE DA OFERTA: UMA ANÁLISE DO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MENISSA CÍCERA FERNANDES DE OLIVEIRA BESSA CARRIJO
POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O PÚBLICO E O PRIVADO NA OFERTA DE VAGAS
PRISCILA DE MELO BASILIO
A POLÍTICA DA PRÉ-ESCOLA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A OBRIGATORIEDADE
ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE
AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO (PME/2015-2025) DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE
JACIONE APARECIDA CABRAL RESENDE
A IMPLANTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB) NO GOVERNO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO.
DENISE CAMARGO GOMIDE
O ENSINO MÉDIO FORJADO SOB A ÉGIDE DA TRÍADE ULTRACONSERVADORA: A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. RETROCESSOS NA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE BRASILEIRA
LARA RIBEIRO FRANCO
A INTERDISCIPLINARIDADE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO DO ENSINO MÉDIO
SALA 14
GT9 - Estado e Políticas Educacionais
FERNANDA GONÇALVES DE LAIA
OS AGENTES, AS AGÊNCIAS E O DISCURSO DA COMPETÊNCIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
CLENYA RUTH ALVES VASCONCELOS
A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERSPECTIVAS DA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
GLAUCIENE SEBASTIANA NOGUEIRA LIMA
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CAMINHOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
TÂNIA CASTRO GOMES
O PROEMI COMO POLÍTICA INDUTORA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR
NIRLANDA FIGUEIREDO DA SILVA
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA AMAZÔNIA
LEDYANE LOPES BARBOSA
A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO “NOVO” ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE SANTARÉM-PARÁ
LUANA PATRICIA PAIXÃO MACIEL
O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM BELÉM/PA
ELI CONCEIÇÃO DE VASCONCELOS TAPAJÓS SOUSA
PROGRAMA DE FOMENTO À EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ
MARCOS LUIS OLIVEIRA DA COSTA
ESTADO DA ARTE: UMA ANÁLISE DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA (CIEPS)
MARILIA BEATRIZ FERREIRA ABDULMASSIH
UMA REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO BRASIL E EM PORTUGAL
MARIA CLAUDIA COUTINHO HENRIQUE
“PARCERIA” PÚBLICO-PRIVADA DAS ESCOLAS CIDADÃS IINTEGRAIS DA PARAÍBA E O INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO
NIRLANDA FIGUEIREDO DA SILVA
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA AMAZÔNIA
TALLINE LUARA MOREIRA MELO OLIVEIRA
TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM SANTARÉM/PA: ANÁLISE A PARTIR DO PLANO NACIONAL E MUNICIPAL
AMANDA MOREIRA DA SILVA
DINÂMICA PRIVATISTA EMPRESARIAL E A BUSCA PELA (CON) FORMAÇÃO DE UM PROFESSORADO SUBJETIVAMENTE ADAPTADO
JUSSARA MARQUES DE MACEDO
A “NOVA GESTÃO PÚBLICA” E A POLÍTICA DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DO BRASIL E PORTUGAL
JAQUELINE BONFIMDE SOUZA LIMA
O ESTADO AVALIADOR E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE